Filtrar


Questões por página:
O que uma organização entende por seu negócio estabelece o limite de sua atuação. O negócio sempre deve levar em conta os benefícios oferecidos. Uma organização deve conceber seu negócio de forma que ele não seja tão amplo a ponto de não orientar para lugar algum, nem tão específico a ponto de deixar passar oportunidades. A definição de negócio sinaliza, ainda, as principais atividades que uma organização desenvolve. A palavra “negócio” não deve ser entendida no sentido comercial, mas em relação ao foco estratégico da organização. O negócio do CBMSC é:

Blau e Scott (Organizações Formais,1970) ilustram a tipologia organizacional baseada no princípio beneficiário da organização, ou seja, naqueles indivíduos que obtêm maior vantagem do funcionamento da organização. Geralmente, as organizações são criadas para trazer vantagens para certas pessoas, que podem ser:


• os próprios participantes da organização;

• os proprietários ou acionistas da organização;

• os clientes da organização;

• o público em geral ou a própria sociedade.


No que diz respeito a esse assunto, observe a tabela abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Qual alternativa preenche corretamente a última linha da segunda coluna?

Em função do tipo de controle predominante sobre o comportamento dos participantes, Etzioni aponta três tipos de organizações.
Imagem associada para resolução da questão

Analisando a tabela, o tipo de organização que preenche corretamente a última linha da 1ª Coluna é:

Uma interessante tipologia de organizações foi proposta por Amitai Etzioni (Organizações Modernas, 1967), que procura classificar as organizações de acordo com o tipo de controle exercido sobre seus participantes para obter sua obediência.

Acerca disso, relacione os tipos de controles na Coluna A com as respectivas descrições na Coluna B e assinale a alternativa correta.


Coluna A

1. Físicos.

2. Materiais.

3. Simbólicos.


Coluna B

( ) são os controles baseados em recompensas e sanções materiais ou em bens materiais, principalmente o dinheiro. Constituem o poder remunerativo.

( ) são os controles baseados na força, coação e ameaça física – latente ou manifesta – para que os participantes obedeçam coercitivamente. Constituem o poder coercitivo.

( ) são os controles baseados em símbolos normativos (como prestígio e status) e sociais (como amor e aceitação) e se fundamentam na ética, na ideologia, na fé e na crença das pessoas. Constituem o poder normativo ou normativo-social.

“Na moderna sociedade em que vivemos, quase todo o processo produtivo é realizado dentro do que chamaremos de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. O homem moderno passa a maior parte do seu tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos de que necessita, etc. Uma das razões que explicam a enorme variedade e densidade de organizações no mundo atual é o fato de que a organização é o mais eficiente meio de satisfazer um grande número de necessidades humanas. Pelas suas limitações físicas, biológicas e psicológicas, o ser humano busca, através da cooperação com seus semelhantes, a conjugação de esforços para atingir objetivos que sozinho não teria condições de atingir, ou, se estivesse em condições de atingi-los individualmente com suas próprias forças e recursos, talvez levasse muito mais tempo e consumisse muito mais esforços. As organizações surgem dessa necessidade primária de cooperação.” Chiavenato (1995, p.42).

Uma forma das formas de classificar as organizações é separando-as em públicas ou privadas, como pode ser contemplado a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

Acerca disso, assinale a alternativa correta.