Questões de Concurso
Filtrar
80 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Matemática
Um estudante foi encaminhado a copa da escola por um de seus professores com a orientação singela de buscar uma xícara com 200 ml de água. No entanto, ao chegar no local indicado, não encontrou xícaras limpas e para atender ao pedido que lhe foi feito, o estudante resolveu pegar um copo. Quantos centímetros de água ele teve que preencher no copo que possui 8 centímetros de diâmetro interno para que fique com exatos 200 ml? (Considere: Pi = 3,00.)
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações, expressas em proficiência, são distribuídas em níveis de desempenho conforme os intervalos a seguir.
Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:
Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em
Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:
Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em
O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio? É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre considerando o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. No Referencial Curricular do Estado do Paraná, este tema é um dos cinco campos de experiência recomendados para a educação infantil. Está em acordo com suas orientações:
A concordância é uma relação de determinação ou dependência morfossintática e pode ocorrer com relação ao nome ou ao verbo. É um processo utilizado pela língua para marcar formalmente as relações de determinação ou dependência morfossintática existentes entre os termos no interior das orações. Essas relações morfossintáticas entre os termos de uma oração podem ser feitas por meio da concordância verbal e nominal.
(Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/ concordancia-verbal-concordancia-nominal.htm. Acesso em: 19/06/2022.)
“Durante minha fase de estudos fora do país, _______________ momentos em que pensei seriamente em desistir. Frequentemente, sentia-me ______________ desanimada e a solidão que ______________ nas noites frias do inverno canadense, ______________ triste e chorosa. No entanto, o tempo foi aplacando a saudade. Os colegas de classe ____________________ mais acolhedores, passei a sentir uma doce paz interior e _______________ a angústia e a vontade de abandonar meus sonhos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o parágrafo anterior.
(Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/ concordancia-verbal-concordancia-nominal.htm. Acesso em: 19/06/2022.)
“Durante minha fase de estudos fora do país, _______________ momentos em que pensei seriamente em desistir. Frequentemente, sentia-me ______________ desanimada e a solidão que ______________ nas noites frias do inverno canadense, ______________ triste e chorosa. No entanto, o tempo foi aplacando a saudade. Os colegas de classe ____________________ mais acolhedores, passei a sentir uma doce paz interior e _______________ a angústia e a vontade de abandonar meus sonhos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o parágrafo anterior.
A vírgula de um milhão de dólares
Pode parecer incrível, mas uma única vírgula causou uma confusão e prejuízo terrível para o governo dos EUA. A história é a seguinte: na lei de tarifa alfandegária aprovada pelo congresso em 6 de junho de 1872, uma lista de artigos livres de impostos incluía: “plantas frutíferas, tropicais e semitropicais”. Na hora de escrever o documento, um funcionário público distraído acrescentou sem perceber uma nova vírgula, deixando o texto assim: “plantas, frutíferas, tropicais e semitropicais”. Isso fez com que todos os importadores de plantas americanos pleiteassem o direito de importação livre de impostos. Isso causou uma fortuna em impostos aos cofres dos EUA, e a lei só foi reescrita em 9 de maio de 1894. O desastrado funcionário público, ao que parece, não foi demitido.
(Disponível em: https://www.mundogump.com.br/as-mais-incriveisconfusoes-causadas-pela-virgula/. Acesso em: 19/06/2022.)
Considerando o poder de garantir a comunicação sem confusão de sentidos, o uso da vírgula está adequadamente empregado em:
I. Não é fácil, confessemos, logo estabelecer uma amizade duradoura, quando não há respeito e lealdade. II. Acredita-se, sobretudo entre os estudiosos do comportamento humano, que, por não haver seres perfeitos, há que se perdoar os eventuais deslizes de nossos irmãos. III. Parabéns, querida. Sua prova, a despeito de alguns poucos erros, foi a melhor da turma. IV. Todos os alunos da sala, mostravam-se ansiosos pelo resultado dos exames finais.
Está correto o que se afirma apenas em
Pode parecer incrível, mas uma única vírgula causou uma confusão e prejuízo terrível para o governo dos EUA. A história é a seguinte: na lei de tarifa alfandegária aprovada pelo congresso em 6 de junho de 1872, uma lista de artigos livres de impostos incluía: “plantas frutíferas, tropicais e semitropicais”. Na hora de escrever o documento, um funcionário público distraído acrescentou sem perceber uma nova vírgula, deixando o texto assim: “plantas, frutíferas, tropicais e semitropicais”. Isso fez com que todos os importadores de plantas americanos pleiteassem o direito de importação livre de impostos. Isso causou uma fortuna em impostos aos cofres dos EUA, e a lei só foi reescrita em 9 de maio de 1894. O desastrado funcionário público, ao que parece, não foi demitido.
(Disponível em: https://www.mundogump.com.br/as-mais-incriveisconfusoes-causadas-pela-virgula/. Acesso em: 19/06/2022.)
Considerando o poder de garantir a comunicação sem confusão de sentidos, o uso da vírgula está adequadamente empregado em:
I. Não é fácil, confessemos, logo estabelecer uma amizade duradoura, quando não há respeito e lealdade. II. Acredita-se, sobretudo entre os estudiosos do comportamento humano, que, por não haver seres perfeitos, há que se perdoar os eventuais deslizes de nossos irmãos. III. Parabéns, querida. Sua prova, a despeito de alguns poucos erros, foi a melhor da turma. IV. Todos os alunos da sala, mostravam-se ansiosos pelo resultado dos exames finais.
Está correto o que se afirma apenas em