Filtrar


Questões por página:
Letramento e alfabetização são dois conceitos importantes da educação que envolvem o desenvolvimento da linguagem. Embora sejam semelhantes em alguns aspectos, principalmente quanto à escrita e à leitura, eles possuem diferenças em relação à maneira de trabalhá-las. Segundo a professora Magda Soares, letramento e alfabetização são termos indissociáveis na teoria e nas práticas pedagógicas, e devem ser trabalhados de forma paralela. Considerando o conceito de alfabetização, assinale a afirmativa correta.
“Um jovem, que sempre sonhou ter seu próprio negócio, decidiu estudar a possibilidade de atender a essa necessidade das pessoas que trabalhavam em um centro empresarial e começou a estudar o negócio de café. Visitou alguns empreendimentos, conversou com empreendedores que operavam cafés, analisou o sucesso de algumas redes, estudou a origem do café expresso na Itália, tipos de grãos de cafés etc. Desse estudo ele fará um documento de cinco a dez páginas, para apresentar a oportunidade de negócio e ouvir a opiniões e sugestões dos amigos e outros conselheiros experientes.” Considerando a situação hipotética, o documento em referência denomina-se:
As pequenas empresas em todos os lugares estão inventando modos de oferecer um retorno para suas comunidades. Uma empresa resolveu comandar o programa de criação de empregos para famílias carentes da região. Uma outra contrata ex-sentenciados e outras pessoas que dificilmente arrumariam empregos. Quando os programas funcionam, os empregados, os consumidores e a comunidade ficam imensamente satisfeitos. São consideradas ações comumente empregadas para caracterizar a participação de organizações com a sociedade, EXCETO:
Após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses partiram em direção à busca de metas nacionais por meio do comércio e não dos meios militares. As décadas de 1940 e 1950 foram períodos de reconstrução e de consolidação para o controle da qualidade japonesa. A partir dessas iniciativas, de acordo com Juran, os japoneses articularam algumas estratégias inéditas para criar uma revolução na qualidade. Várias dessas estratégias foram decisivas, entre as quais, EXCETO:
Uma iniciativa social que ocorre em larga escala é aquela desenvolvida por empresas que investem na reconstrução e no desenvolvimento de comunidades carentes. O Instituto Ethos de Responsabilidade Social no Brasil congrega empresas e demais organizações que desenvolvem esses projetos, cujo segredo é aproveitar o poder da liderança da empresa na comunidade. Estudiosos da administração desenvolveram uma tipologia de respostas que as empresas podem dar quando surge uma questão social. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Resposta obstrutiva. 2. Resposta defensiva. 3. Resposta acomodativa. 4. Resposta proativa.
( ) Ocorre quando a empresa admite alguns erros, procurando reduzir sua extensão ao defender-se, sem, entretanto, adotar uma posição obstrutiva. Na verdade, procuram eximir-se da responsabilidade encarando os fatos como acontecimentos fortuitos. ( ) Significa que as empresas dão o exemplo nas questões sociais. Elas procuram aprender qual é o interesse público e respondem sem indução ou pressão da comunidade. ( ) Significa que a empresa aceita a responsabilidade social por suas ações em resposta a pressões. Atendem, assim, a responsabilidades econômicas, legais e éticas. ( ) Surge quando as empresas contestam sua responsabilidade, reclamam que a evidência da ação praticada é um erro, um mal entendido ou uma distorção da realidade e colocam obstáculos para retardar as investigações, procurando, assim, escamotear a verdade dos fatos.
A sequência está correta em