Filtrar


Questões por página:
O desenvolvimento de noções como visão oblíqua e visão vertical, imagem tridimensional e bidimensional, proporção e escala, referência e orientação faz parte do processo de
Segundo Martinelli (em CASTELLAR,2005), no processo de alfabetização cartográfica realizado no ensino fundamental, a criança deverá entender que a representação da realidade não poderá ser feita no tamanho original dela. Será necessária uma redução, porém, mantendo a proporção constante com o espaço real. Tal operação propiciará o desenvolvimento da noção de

Observe o mapa para responder à questão.

 

(SIMIELLI, M. E. GEOATLAS. São Paulo: Ática,2007, p.132)

 

De acordo com Martinelli (em CASTELLAR,2005), na construção desse mapa, foi utilizado o método

Para Martinelli (em CASTELLAR,2005), a tarefa essencial da representação gráfica é transcrever as três relações fundamentais que se podem estabelecer entre objetos por relações visuais de mesma natureza. São elas:
Um desenho, um esquema rápido, utilizado antigamente pelos geógrafos nos trabalhos de campo e também pelos professores de Geografia em sala de aula, para explicação dos fenômenos e dos processos físico-naturais e humanos é o que caracteriza