Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No Brasil, o segundo semestre começou com um flagrante de ódio nas ruas de Copacabana. Um imigrante sírio, residente no Brasil há três anos e vendedor de esfihas na rua, foi agredido por um homem que, aos berros, mandava ele voltar para onde veio. Isso nos faz lembrar como é poderosa a educação para o ódio e, assim como no livro O cogumelo venenoso, as pessoas são diferenciadas por sua origem e sua diferença étnica e/ou religiosa. O evento relatado acima, em relação ao amadurecimento da cidadania brasileira,
mostrar texto associado
Hoje vivenciamos um crescimento de movimentos fascistoides que, na América como em outras partes do mundo, se voltam contra as minorias e contra os imigrantes. Sobre esses movimentos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
mostrar texto associado
Em 1938, o Brasil iniciava o Estado Novo com a adoção de um sistema de Ditadura Civil com contornos nacionalistas. A preocupação nacional para o país que definia as ações no plano nacional e internacional e que foi articulada pelas políticas públicas se assentava em princípios defensivos para conter as ameaças. Assim como os alemães que apontavam o judeu como ameaça, a política varguista associava ao estrangeiro o risco de quisto social que poderia levar ao enfraquecimento do país. As ações de Vargas para conter a ameaça estrangeira estão apresentadas corretamente, EXCETO em:
mostrar texto associado
O texto O Cogumelo Venenoso, difundido nas escolas alemãs, expõem o Universo de ódio dos movimentos totalitários fascistas no período entre guerras. A construção de um imaginário de ódio ao judeu estabelece
mostrar texto associado
A Educação para Paz é um dos movimentos que tem crescido nas últimas décadas no Brasil e no Mundo. Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação para Paz é apresentada dentro dos Temas Transversais que contemplam a Diversidade/Pluralidade Cultural. Na discussão de como se trabalhar esse tema em sala de aula, é preciso, tomando como base a situação extrema do caso alemão, o combate à ideologia do ódio. Sobre as diretrizes norteadoras explicitadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o caminho que se busca é: