Filtrar


Questões por página:
A Traumatologia Forense é um dos capítulos mais extensos na literatura médico-legal, sendo que na prática diária representa mais da metade das perícias realizadas nos Institutos de Medicina Legal. Sobre esse tema, relacione os tipos de energia com as lesões por elas provocadas: Imagem associada para resolução da questão
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Um cadáver é encontrado pendurado pelo pescoço por uma corda, dado um nó, amarrada em uma árvore de um quintal. Ao exame, já no IML, percebeu-se rigidez cadavérica completa, livores de hipóstase fixos em dorso, sulco oblíquo em região cervical, descontínuo. Ao rebater couro cabeludo, foi possível visualizar hematoma subgaleal e fratura biparietal. Sobre a situação relatada e seus conhecimentos em traumatologia forense, assinale a alternativa correta.
Durante uma necrópsia realizada em um Instituto Médico Legal, o legista observa uma lesão irregular, de forma estrelada, de cerca de 5 cm em seu maior comprimento, com bordas evertidas, na região temporal direita; na topografia da lesão da pele, existia um orifício na tábua óssea de formato algo circular. Sobre essa lesão, assinale a alternativa correta.
O médico assistente, quando em plantões em prontossocorros, depara-se frequentemente com pacientes vítimas de agressões intencionais, podendo visualizar diversos tipos de lesão corporal. Acerca das lesões provocadas por energias mecânicas, assinale a alternativa correta.
Um ciclista estava guiando sua bicicleta em uma rodovia, quando foi atropelado por um veículo e arrastado no asfalto, com um dos pneus do carro tendo passado por cima do tórax da vítima. Sobre as lesões sofridas pelo ciclista, assinale a alternativa correta.