Filtrar


Questões por página:
Uma partícula de massa desprezível e carga q = -0,8 nC realiza um movimento circular de raio igual a 2 cm em torno deuma partícula Q = 1μC. Se o raio do movimento for aumentopara o dobro do inicial e sua velocidade se mantiver constante, calcule a variação de energia do sistema.
Quatro mols de ar a temperatura de 27 °C e pressão de 200 kPa está dentro de um pistão cilíndrico capaz de se mover na vertical. O pistão é aquecido mediante pressão constante até a temperatura de 227 °C, após atingir essa temperatura o sistema dissipa calor mediante um processo a volume constante e, retorna ao estado inicial mediante uma compressão adiabática. Tomando 94_1.png (152×34)94_2.png (192×40)
Uma onda eletromagnética de comprimento de onda efrequência bem definidos atinge uma placa metálica, cujafunção trabalho vale ø, submersa em um campo magnético devetor perpendicular ao vetor normal da placa metálica. Umelétron é ejetado de forma paralela ao vetor normal da placametálica atingindo um outro ponto pertencem a mesma placaa uma distância igual a 2r. Calcule a intensidade do campomagnético ao qual a placa está submersa.
Três discos polarizadores possuem seus centros colinearesigualmente espaçados. O primeiro disco, localizado em umaextremidade, possui seu eixo de transmissão perpendicular aoterceiro, localizado na outra extremidade. O disco do meio girasobre seu eixo com velocidade angular ω. Se uma ondaeletromagnética entra por um dos discos das extremidadescalcule a intensidade do feixe que emerge do disco da outraextremidade.
Dois furos em um anteparo distantes entre si 0,060 mm representa uma fonte de dupla fenda. Um outro anteparo sem furos está a 2,0 m de distância dessa fonte. Calcule o comprimento de onda da luz sabendo que a quarta franja brilhante está a 3,2 cm da linha central.