Questões de Concurso
Filtrar
257 Questões de concurso encontradas
Página 12 de 52
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Psiquiatria
Homem,35 anos de idade, com diagnóstico de transtorno esquizoafetivo é encaminhado por clínico geral ao ambulatório de psiquiatria. Ele estava usando 8 mg de risperidona por dia, e recentemente a dose foi reduzida para 6 mg por dia. O clínico geral havia notado que o paciente parecia estar muito inquieto, com movimentos acentuados dos membros inferiores, embora permanecesse sentado. O paciente relata que dorme bem sem o uso de um hipnótico. Qual é a causa mais provável de sua inquietação?
Disciplina:
Psiquiatria
Mulher,38 anos de idade, apresenta uma história de 12 anos de episódios em que come grandes quantidades de alimento de uma vez. Devido a intenso sentimento de culpa, depois induz vômitos de forma repetida. Esse ciclo acontece várias vezes por semana. Está muito envergonhada de seu comportamento, mas diz: “Não consigo parar”. Qual das seguintes anormalidades laboratoriais tem maior probabilidade de ser encontrada nessa paciente?
Disciplina:
Psiquiatria
Mulher,20 anos de idade, experimenta episódios em que cai com uma perda súbita de tônus muscular e depois dorme. Esses episódios tendem a ser provocados por fortes emoções. Qual sintoma descreve melhor o que essa mulher está sentindo?
Disciplina:
Psiquiatria
Mulher,29 anos de idade, procura seu médico com a seguinte queixa principal: “Tenho epilepsia”. Afirma que nas últimas três semanas teve convulsões quase diárias. Descreve os episódios como queda seguida por tremor incontrolável dos braços e das pernas. Essas ocorrências duram cerca de 10 minutos. Durante esse período, ela não consegue se mover, mas nega perda de consciência e do controle sobre as funções urinárias e intestinais. Nunca sofreu lesões durante os episódios, mas, em consequência deles, não consegue manter seu emprego, o que a incomoda um pouco, pois foi promovida há um mês. Qual diagnóstico a seguir é o mais provável?
Disciplina:
Psiquiatria
Mulher,26 anos de idade, é encaminhada ao consultório pelo cardiologista para avaliação de um possível diagnóstico de “depressão”. O médico não tem certeza se ela sofre de transtorno distímico ou de transtorno depressivo maior. Qual das seguintes características é mais compatível com transtorno distímico do que com depressão maior?