Filtrar


Questões por página:
“Um cachorro, na escadaria de um convento, espia-me numa posição estática; primeiro me olha e depois levanta uma das patas dianteiras quando dele me aproximo. Por acaso, seguia o mesmo caminho à minha frente um homem, que alcancei e a quem perguntei se o cachorro repetira o mesmo gesto diante dele. Uma espantosa negativa de sua parte me lançou, na certeza de que se tratava de uma clara revelação”. O trecho foi extraído da obra de Kurt Schneider (1955), na qual se debruça sobre uma descrição semiológica não concluída por Jaspers. Sobre o fenômeno observado na descrição acima, é correto afirmar que se trata de uma alteração de:
Paciente de 67 anos, homem, é levado pela família ao consultório de psiquiatra. Família se queixa que ele “anda muito esquecido e se perdendo na rua; passou até noite fora de casa”, com evolução de cerca de 8 meses. Sobre a Demência, a resposta correta é:
Sobre a Discinesia Tardia (DT), é correto afirmar que:
A dependência é definida como um estado fisiológico de adaptação produzido pela administração repetida de determinadas substâncias, como álcool, heroína e benzodiazepínicos, quando são abruptamente interrompidas. Tais substâncias estão associadas à abstinência física, distinta das alterações que motivam a abstinência aguda e a abstinência protraída, na adição. Sobre a probabilidade de desenvolver dependência quando o indivíduo experimenta a substância, pelo menos uma vez, o maior risco é com o uso de:
Alice,54 anos, com Transtorno Bipolar tipo I, grave, em uso de carbonato de lítio 1200 mg/dia, após difícil estabilização da terapia de manutenção. Sem internações psiquiátricas há cerca de 23 anos. Inicia tratamento para hipertensão arterial sistêmica com o uso de hidroclorotiazida 25 mg/dia. Três dias após, inicia quadro de náusea persistente, letargia, ataxia, tremor, hiperreflexia de reflexos tendinosos profundos e fala arrastada. Sem outros sinais ou sintomas. O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada é: