Filtrar


Questões por página:
Após cerca de 30 minutos, o paciente apresentado na questão anterior evolui com PA 90X60 mmHg, FC 139bpm e turgência jugular. As bulhas eram normais e o murmúrio vesicular reduzido à esquerda. Estava pálido, sudoreico e com extremidades frias. Havia acabado de realizar a seguinte radiografia de tórax:

Com base no exposto, qual é a etiologia mais provável para o choque e qual é a conduta adequada?
Paciente,54 anos, chega ao pronto-socorro levado por bombeiros com relato de trauma automobilístico há cerca de 35 minutos. No atendimento inicial, evidenciam-se: via aérea pérvia com paciente queixando-se de dor; tórax simétrico com murmúrio vesicular levemente reduzido à esquerda, onde nota-se extensa escoriação na parede anterior do tórax; SpO2 91% com máscara de O2 12l/min; PA 170X100 mmHg; FC 115bpm; pelve estável; abdome indolor; GCS 15. Sobre o trauma torácico, é correto afirmar que
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). É/são exame(s) que mais favorece(m) a presença de doença intrínseca da pleura:
I. Leucocitose com desvio à esquerda. II. Proteína C reativa elevada. III. Radiografia de tórax evidenciando derrame pleural. IV. Líquido pleural com relação proteína do líquido/proteína sérica > 0.5.
Ainda sobre o caso apresentado na questão anterior, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente masculino,24 anos, com alta recente de clínica de reabilitação por história de drogadição, chega ao ambulatório médico com queixa de dispneia progressiva há cerca de 15 dias. Refere também dor em hemitórax direito sem irradiações, hiporexia e febre ocasional não aferida. Leva os seguintes exames laboratoriais e radiografia de tórax solicitados na UBS.

Sobre esse caso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O paciente deve ser levado para sala de emergência para realizar drenagem torácica, tendo em vista o diagnóstico de pneumotórax à esquerda. II. O sinal da parábola evidenciado na radiografia de tórax sugere presença de líquido no espaço pleural. III. Deve ser realizada tomografia de tórax e iniciada antibioticoterapia para tratamento de pneumonia em lobo inferior direito. IV. Trata-se de paciente com provável diagnóstico de tuberculose pulmonar, devendo desde já ser direcionado para leito com isolamento para gotículas.