Filtrar


Questões por página:
Paciente,67 anos, sexo masculino, refere dispneia aos grandes esforços, tosse seca e pouca expectoração clara há vários anos, nega febre. Tabagista de 50 maços/ano. Nega comorbidades, história de atopia ou medicamentos de uso contínuo. Nega história familiar de asma. Ao exame físico, apresentou alteração na Saturação O2 91% AA, diminuição da expansibilidade torácica, diminuição do murmúrio vesicular bilateralmente. Diante do paciente do caso clínico descrito, assinale a alternativa que aponta a melhor hipótese diagnóstica.
Sobre as recomendações nutricionais a serem realizadas aos pais de crianças menores de dois anos, assinale a alternativa correta.
Atualmente sabe-se que a Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina. Assinale a alternativa correta, de acordo com a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica.
Paciente,22 anos, sexo feminino, refere crises de dor de cabeça de longa data, com aumento da frequência no último mês, coincidentes ao início recente de anticoncepcional e estresse em ambiente de trabalho. Mãe e tia com diagnóstico de enxaqueca (sic). Ao ser questionada sobre as características da dor, relatou dor tipo pulsátil em região fronto temporal esquerda, de forte intensidade, associada a foto e fonofobia, náusea e presença de escotomas visuais. Uso de paracetamol recorrente, com alívio parcial da dor. Com base no caso clínico, o diagnóstico clínico mais provável é
Com base nos conhecimentos sobre as relações interpessoais no âmbito da saúde, assinale a alternativa correta.