Filtrar


Questões por página:
A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil e tem se mostrado de grande importância em saúde pública há muitos anos. Todo profissional da saúde deve conhecer o quadro clínico do paciente para promover uma assistência direcionada. São os principais sintomas da dengue:
I febre alta > 38°C e dor no corpo e articulações. II dor atrás dos olhos e mal-estar. III manchas amareladas nos olhos e corpo. IV falta de apetite e dor de cabeça.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
Considere as seguintes condutas da equipe de enfermagem na atenção básica às pessoas vítimas de queimadura e seus familiares:
I Orientar a pessoa vítima de queimadura e/ ou familiares e responsáveis pelo cuidado das lesões sobre a importância da antissepsia a fim de evitar complicações secundárias.
II Orientar a adequada lavagem das mãos à pessoa vítima de queimadura e ao responsável pela realização dos curativos.
III Realizar curativos observando aos cuidados específicos para o tipo de queimadura e realizá-los no domicílio, quando necessário.
IV Orientar sobre a importância de aplicar sobre a lesão, produtos como creme dental, borra de café, banha e outras substâncias para prevenir o aparecimento de infecções secundárias.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
A asfixia por engasgo em crianças, geralmente ocorrem quando ela leva à boca ou ao nariz qualquer objeto que restrinja a passagem de ar. Umas das medidas que devem ser tomadas em crianças maiores de 01 (um) ano consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido. Essa técnica se chama Manobra de:
A sondagem vesical é comum em pacientes com disfunções urinárias sendo um procedimento invasivo que pode ser realizado pelo enfermeiro ou médico, mas que demanda cuidados de toda a equipe de enfermagem.
A respeito da sondagem vesical é correto afirmar que:
L.M.C de 48 anos sem comorbidades, está internado devido a um quadro de desidratação. Nas últimas 24 horas o paciente recebeu infusão de 3 bolsas de 500 ml de S.F 0,9% para hidratação, mais 01ml de dipirona diluída para 9ml de água para injeção devido a quadro de febre. Foi colocado em dieta zero por estar apresentando episódios de êmese com um total de 300ml e de diurese produziu 500ml. Antes de passar o plantão, o técnico de enfermagem realizou o cálculo do balanço hídrico que fechou em: