Filtrar


Questões por página:
“Um documento da Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc-RO) determinou nesta quinta-feira (6 de fevereiro de 2020) o recolhimento nas escolas estaduais de 43 livros, entre os quais clássicos como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, "Macunaíma", de Mário de Andrade, e "Os sertões", de Euclides da Cunha. A ordem não chegou a ser efetivada, diz o governo”.
(G1,06/02/2020. Disponível em:< https://glo.bo/2VC1NOv >Adaptado)
Qual foi o argumento apresentado pela Secretaria de Educação de Rondônia para propor a retirada dos livros nas escolas estaduais?
“Vitória da coalizão Frente de Todos marca o retorno do peronismo à Casa Rosada, com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice. Presidente eleito convoca argentinos a enfrentarem juntos os ‘tempos difíceis’ que virão”.
Terra,28/10/2019. Disponível em:< https://bit.ly/2VQbGbN>Adaptado)
A notícia acima versa sobre as eleições presidenciais na Argentina, em outubro de 2019, que resultou na eleição do candidato:
Leia com atenção a matéria vinculada pelo portal G1 no dia 11 de dezembro de 2019.
“A ativista sueca (...) de 16 anos, foi eleita a 'pessoa do ano' pela revista ‘Time’ nesta quarta-feira (11). Ela ganhou fama e inspirou movimentos estudantis na luta contra o aquecimento global e em defesa da natureza. A estudante é a mais jovem a ser indicada individualmente ao título”.
G1,11/12/2019. Disponível em: <https://glo.bo/2RJ70r0> Adaptado

O trecho acima faz referência à:
“Desde que começaram essas divergências, Mandetta passou a dizer, quando questionado se deixaria o cargo, que ‘médico não abandona o paciente’. Bolsonaro (Presidente da República), por sua vez, passou a dizer que ‘médico não abandona o paciente, mas o paciente pode trocar de médico’.”
(G1,16/04/2020. Disponível em:< https://glo.bo/2ViCphX>Adaptado)
Quem assumiu o cargo de Ministro da Saúde logo após a saída de Luiz Henrique Mandetta?
“A dramédia (...) sobre diferença de classes recebeu quatro estatuetas e se tornou o primeiro não falado em língua inglesa a vencer como Melhor Filme. Além do principal prêmio, o filme também ganhou como roteiro original, diretor e filme internacional”.
(G1,10/02/2020. Disponível em:Adaptado)
O trecho acima faz referência à premiação do Oscar, ocorrida no dia 9 de fevereiro de 2020, que consagrou como grande vencedor o filme: