Questões de Concurso
Filtrar
288 Questões de concurso encontradas
Página 45 de 58
Questões por página:
Um professor adota a metodologia da “gamificação”, usando um aplicativo que simula a vida em uma cidade. Ele separa a classe em pequenos grupos, que devem escolher o cenário – uma cidade rural, litorânea ou metrópole – e três áreas prioritárias. Os estudantes são desafiados a decidir o que é melhor para sua cidade, face aos indicadores financeiros, à média da satisfação popular e à eficácia da infraestrutura do município. Cada decisão impacta diretamente nos indicadores e abre a possibilidade de debater impostos, transportes, educação e saúde, dentre outros temas, tendo em vista os conteúdos trabalhados nas aulas de biologia, filosofia, matemática, geografia e história.
Com base no relato e considerando a “gamificação” como estratégia com objetivos pedagógicos no caso citado, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A “gamificação” serviu para exercitar a imaginação e estimulou os alunos a inventar cidades ficcionais, sem desigualdades socioeconômicas.
( ) O uso de “games” de simulação estimulou o raciocínio lógico e exercitou a capacidade de se posicionar em relação a políticas públicas, considerando seus impactos na vida coletiva.
( ) A atividade desenvolveu competências socioemocionais e ligadas ao pensamento estratégico, ao engajar os alunos em uma ação de modo interativo e com responsabilidade social.
As afirmativas são, respectivamente,
Trata-se de um conceito formulado originalmente por Lev Vygotsky, na década de 1920, e serve para explicar como a aprendizagem da criança se desenvolve com a ajuda dos outros. Com esse conceito, indica-se a distância entre o nível de performance atual, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de performance potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.
O texto refere-se ao conceito de
Leia o trecho a seguir, que descreve uma tendência pedagógica e seu impacto para fundamentar o currículo escolar.
O fundamento desse currículo é a seleção e redefinição dos conteúdos de ensino, de modo a atribuir-lhes um sentido prático. Ele pretende superar a preeminência dos saberes das disciplinas escolares, ao privilegiar o “como ensinar”. Nele abre-se espaço para atividades e situações concretas, a partir das quais os alunos devem desenvolver habilidades específicas.
No entender de alguns educadores, esse currículo promove o encontro entre formação e emprego, mantendo-se afinado com as necessidades do mercado de trabalho.
Assinale a opção que identifica corretamente a concepção de currículo descrita acima.
A seleção de atividades no planejamento didático é baseada em princípios teóricos no campo da educação.
A esse respeito, leia os exemplos a seguir.
I. Pré-avaliação dos alunos para estabelecer o ponto de partida do processo de aprendizagem e o uso de reforços/recompensas tangíveis para aumentar o rendimento.
II. Ênfase na participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e na conscientização do ato de aprender, mediante estratégias de autoavaliação, conceituação e revisão.
III. Valorização da identificação do contexto significativo em que a competência deve ser adquirida e sucessivamente aplicada para que os alunos possam ir além das informações fornecidas.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente os fundamentos teóricos das atividades de planejamento descritas em I, II e III, respectivamente.