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Considerando o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a organização curricular da Educação Infantil, são cinco os campos de experiências no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Um deles indica vivências com diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras; por isso, recebe o nome de:
Na educação infantil, primeira etapa da educação básica, a avaliação da aprendizagem deve ocorrer:
Quando se fala em gestão democrática na escola pública, o foco recai sobre a complexa relação entre diferentes sujeitos, com diferentes ideias e expectativas. Assim, o elemento fundamental para que ela de fato ocorra é a:
Marcelo atua como técnico de desenvolvimento infantil e acredita que o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos estudantes para assumir sua posição na sociedade. Para isso, o ensino deve consistir em repassar os conhecimentos para as crianças, e a aprendizagem vai depender do treino. Assim, pode-se afirmar que sua forma de pensar a educação tem as características da abordagem pedagógica não crítica, denominada:
Toda prática pedagógica se fundamenta em determinada concepção de aprendizagem que foi sistematizada a partir das contribuições da psicologia. Márcia, professora da educação infantil, organiza os materiais lúdicos nas prateleiras da sala, dispostas de maneira a facilitar a retirada dos objetos pelas próprias crianças, e faz o mínimo de intervenções possível nas escolhas das atividades desenvolvidas por elas. Quando deixa as atividades evoluírem conforme os desejos infantis, Márcia acredita que está propiciando um desenvolvimento harmônico dos conhecimentos e das personalidades individuais. Essas evidências indicam que a professora baseia sua prática na concepção: