Questões de Concurso
Filtrar
                
                  346 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 60 de 70                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                     As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes 
    
                Concurso:
                SEDUC-CE 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Conhecimentos Gerais                    
                  
                  
                
              
             A Lei Nº 10.639, de 09 de janeiro 2003, fez alterações à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa edição legislativa permitiu a inserção do tema da diversidade cultural no ensino de história, o que tornou obrigatório o estudo da 
    Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:
I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.
II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.
III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.
É correto o que se afirma em
                Concurso:
                SEDUC-CE 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Conhecimentos Gerais                    
                  
                  
                
              
             Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto, 
     No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes: 
    