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Disciplina:
Pedagogia
Na organização curricular das escolas indígenas, um dos critérios que deve ser observado é o de adequação das metodologias didáticas e pedagógicas às características dos diferentes sujeitos das aprendizagens, em atenção aos modos próprios de transmissão do saber indígena (BRASIL, 2012). Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola defendida por Libâneo (1985), esse modelo de educação escolar se aproxima da tendência pedagógica denominada
Disciplina:
Pedagogia
Ao desenvolver seu trabalho nas escolas indígenas, os professores fazem uso de outros espaços de aprendizagem, não se limitando à sala de aula. Contar histórias, limpar e roçar um caminho, plantar, fazer pescaria são ações que exigem sair da sala de aula e que estão carregadas de uma aprendizagem bastante significativa.
BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
Tendo como referência os fundamentos gerais apresentados no Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, é correto afirmar que essa aprendizagem significativa requer
BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
Tendo como referência os fundamentos gerais apresentados no Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, é correto afirmar que essa aprendizagem significativa requer
Disciplina:
Pedagogia
Por meio das escolas indígenas, é possível assegurar a autonomia, tanto no que se refere ao projeto pedagógico quanto ao uso de recursos financeiros públicos para a manutenção do cotidiano escolar. Dessa forma, garante-se a plena participação de cada comunidade indígena nas decisões relativas ao funcionamento da escola.
HENRIQUES, Ricardo; GESTEIRA, Cleber; GRILLO, Susana; CHAMUSCA, Adelaide. Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.
Considerando a participação na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas indígenas, analise as seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:
( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem ser elaborados pelos professores indígenas juntamente com a FUNAI, governo federal e representantes da sociedade civil.
( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem ser elaborados pelos professores indígenas em articulação com toda a comunidade educativa – lideranças, “os mais velhos”, dentre outros.
( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem contar com a participação de pais, mães ou responsáveis pelo estudante e os próprios estudantes.
( ) Na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas indígenas deve-se contar com assessoria dos sistemas de ensino e de suas instituições formadoras, das organizações indígenas e órgãos indigenistas do estado e da sociedade civil.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
HENRIQUES, Ricardo; GESTEIRA, Cleber; GRILLO, Susana; CHAMUSCA, Adelaide. Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.
Considerando a participação na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas indígenas, analise as seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:
( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem ser elaborados pelos professores indígenas juntamente com a FUNAI, governo federal e representantes da sociedade civil.
( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem ser elaborados pelos professores indígenas em articulação com toda a comunidade educativa – lideranças, “os mais velhos”, dentre outros.
( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem contar com a participação de pais, mães ou responsáveis pelo estudante e os próprios estudantes.
( ) Na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas indígenas deve-se contar com assessoria dos sistemas de ensino e de suas instituições formadoras, das organizações indígenas e órgãos indigenistas do estado e da sociedade civil.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Disciplina:
Português
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No trecho “... Nós que somos daquela terra!”, o termo destacado é classificado como
Disciplina:
Português
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O uso dos sinais de pontuação, além de funcionarem como marcadores sintáticos, representam destaques e entonações na escrita. Na tirinha, as reticências, no primeiro e no segundo quadrinhos, respectivamente, são usadas para