Questões de Concurso
Filtrar
30 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Artes Plásticas
“O que chamamos de Dadá é um jogo louco que veio do nada” Hugo Ball Em relação ao movimento Dadá, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O dadaísta Fancis Picabia, ao produzir uma pintura feita quase que inteiramente de assinaturas, brincava com a noção de linguagem e de arte visual, como sistema de representação distintos mas relacionados.
( ) Dadá cria obras com a intenção de salvar a Arte da própria Arte, trazendo uma seriedade ímpar em relação ao discurso protagonizado e buscando a perfeição no fazer artístico.
( ) O movimento Dadá é contra tudo, ele sensibiliza todos os artistas que estão fartos das convenções, daquilo que é sério. Dadá é contra tudo, mas Dadá não faz mal algum.
( ) Os artistas partiram, portanto, para busca da perfeição e do sentido em suas obras, com pinturas que propagam ideias políticas e sintéticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O dadaísta Fancis Picabia, ao produzir uma pintura feita quase que inteiramente de assinaturas, brincava com a noção de linguagem e de arte visual, como sistema de representação distintos mas relacionados.
( ) Dadá cria obras com a intenção de salvar a Arte da própria Arte, trazendo uma seriedade ímpar em relação ao discurso protagonizado e buscando a perfeição no fazer artístico.
( ) O movimento Dadá é contra tudo, ele sensibiliza todos os artistas que estão fartos das convenções, daquilo que é sério. Dadá é contra tudo, mas Dadá não faz mal algum.
( ) Os artistas partiram, portanto, para busca da perfeição e do sentido em suas obras, com pinturas que propagam ideias políticas e sintéticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Artes Plásticas
O ______, foi um movimento de vanguarda italiano do início do século XX. Esse movimento considerava a sociedade estagnada, tinha o interesse em sacudi-la. Foi um movimento considerado “essencialmente viril, violento e ideologicamente cheio de contradições”. O grupo de artistas defendia o rompimento imediato com o passado. Em seu manifesto, entre outros pontos, este movimento artístico considerava a velocidade nas obras, ódio pela ordem vigente, e amor enfurecido por uma vida frenética. Os principais representantes nas artes plásticas foram Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Gino Severini, Luigi Russolo e Giacomo Balla, Filippo Tommaso. O texto acima se refere a um movimento artístico. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Disciplina:
Artes Visuais
A exposição de Anita Malfatti provocou uma grande polêmica entre os adeptos da arte acadêmica. Dessa polêmica, o artigo de Monteiro Lobato para o jornal O Estado de São Paulo, intitulado “A propósito da Exposição Malfatti”, publicado na seção “Artes e Artistas” da edição de 20 de dezembro de 1917, foi a reação mais contundente dos espíritos conservadores. (Proença,2002, p.229)
Em relação a artista Anita Malfatti e o Movimento Modernista de 1922, assinale a alternativa correta.
Em relação a artista Anita Malfatti e o Movimento Modernista de 1922, assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Artes Visuais
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Ele sugere que, a partir do século XIV, teria havido na Europa um súbito reviver dos ideais da cultura greco-romana. (Proença,2002, p.78)
Em relação ao trecho acima, assinale a alternativa incorreta.
Em relação ao trecho acima, assinale a alternativa incorreta.
Disciplina:
Artes Cênicas
Existem muitas formas de expressão artística e cada uma delas é compreendida de diferentes maneiras de acordo com os costumes, os valores, e a histórias de cada sociedade. No Teatro o objeto artístico é o espetáculo. Quando estamos diante de uma obra teatral, estamos diante de uma experiência do artista, do seu olhar sobre a vida, redefinida e estruturada em uma determinada linguagem artística. O Teatro tem a capacidade de representação da experiência. Neste sentido é correto afirmar que: