Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. As palavras derivadas têm origem em uma única palavra que já existia como, por exemplo: sangrento (de sangue), mamífero (de mamar) e ambientalista (de ambiente).
II. As palavras primitivas apresentam prefixos ou sufixos significativos, como é possível perceber nos seguintes exemplos: foca, mundo, ambiente e órfão.
III. As palavras compostas formam-se pela união de duas ou mais palavras ou radicais como, por exemplo: quebra-mar, malmequer e pernalta.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Forma-se o plural dos substantivos com o acréscimo do morfema pluralizador (desinência do plural) -S, quando terminados explicitamente por vogal ou ditongo oral. Por exemplo: livro / livros; lei / leis; cajá / cajás.
II. Quanto à função sintática, o substantivo exerce por excelência a função de sujeito (ou seu núcleo) da oração e, no domínio da constituição do predicado, as funções de objeto direto, complemento relativo, objeto indireto, predicativo, adjunto adnominal e adjunto adverbial.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A substantivação do adjetivo ocorre quando o adjetivo se transforma em substantivo, tendo em vista um contexto específico.


II. Uma locução adjetiva é a expressão formada de preposição e substantivo ou equivalente com função de adjetivo. Por exemplo: homem de coragem = homem corajoso; livro sem capa = livro desencapado.

Marque a alternativa CORRETA:
A maioria das palavras mostra vários significados (polissemia), o que também ocorre com as preposições.
Assinale a opção que indica a frase em que a preposição com tem o significado de acordo.
Um conferencista, falando para um grupo de alunos sobre opções profissionais, disse:
“Lembrem-se do que disse Einstein: depois que escolhi a minha profissão, eu nunca mais fiz o esforço de trabalhar.”
Nesse caso, o argumento apresentado se apoia