Questões de Concurso
Filtrar
105 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 21
Questões por página:
Questões por página:
Mesmo quando todas as precauções são tomadas e apesar da supervisão atenta dos adultos, acidentes podem ocorrer na instituição de Educação Infantil. Nestas situações, é crucial saber como agir para evitar maiores danos à saúde da criança. O atendimento de emergência não substitui um tratamento médico, mas é uma medida de tomada de decisão que melhor se adapta à situação da criança acidentada. Assim, em casos de acidentes, entre as melhores formas de agir, destaca-se:
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, febre é uma resposta fisiológica do organismo, é a reação a uma agressão física, química ou biológica. Febre não é doença, é uma defesa do nosso organismo, é um alarme ou um sinal. Nas instituições de Educação Infantil não são raras às vezes em que as crianças apresentam esse sintoma, pode-se considerar que a criança está com febre quando sua temperatura axilar é de:
A Base Nacional Comum Curricular apresenta seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. Um deles é definido como: “cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”. O trecho em destaque refere-se ao direito a:
Segundo a Base Nacional Curricular Comum é preciso acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los com suas propostas pedagógicas, objetivando ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens. A relação entre escola e família já aparecia nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, afirmando que a:
A educação é um dos fatores que influencia o nível de bem-estar das pessoas ao longo da vida. A Primeira Infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial, cabendo às práticas da Educação Infantil garantir a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas. Trata-se de um processo amplo que engloba estruturas e circuitos cerebrais, o crescimento e maturação em diversos contextos. O trecho em destaque refere-se: