Questões de Concurso
Filtrar
80 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 16
Questões por página:
Disciplina: Fundações, Escavações e Contenções
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando-o, se for o caso. Deve ser definido de modo a deixar que a estaca e sua armadura penetrem no bloco com um comprimento que garanta a transferência de esforços do bloco à estaca. Repique refere-se à penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão. Em geral é medida por uma série de dez golpes. Ao ser fixada ou fornecida, deve ser sempre acompanhada do peso do pilão e da altura de queda ou da energia de cravação (martelos automáticos).
II. Fundação superficial (ou rasa ou direta): elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se nesse tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.
III. Sapata é elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas, sim, pelo emprego da armadura. Pode possuir espessura constante ou variável, sendo sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando-o, se for o caso. Deve ser definido de modo a deixar que a estaca e sua armadura penetrem no bloco com um comprimento que garanta a transferência de esforços do bloco à estaca.
IV. São considerados métodos semi-empíricos aqueles em que as propriedades dos materiais são estimadas com base em correlações e são usadas em teorias de Mecânica dos Solos, adaptadas para incluir a natureza semi-empírica do método. Quando métodos semiempíricos são usados, devem-se apresentar justificativas, indicando a origem das correlações (inclusive referências bibliográficas). As referências bibliográficas para outras regiões devem ser feitas com reservas e, se possível, comprovadas. São considerados métodos empíricos aqueles pelos quais se chega a uma pressão admissível com base na descrição do terreno (classificação e determinação da compacidade ou consistência pelas investigações de campo e/ou laboratoriais). Esses métodos apresentam-se usualmente sob a forma de tabelas de pressões básicas onde os valores fixados servem para orientação inicial.
V. Solos expansivos são aqueles que, por sua composição mineralógica, aumentam de volume quando há um aumento do teor de umidade. Nesses solos não se pode deixar de levar em conta o fato de que, quando a pressão de expansão ultrapassa a pressão atuante, podem ocorrer deslocamentos para cima. Por isso, em cada caso, é indispensável determinar experimentalmente a pressão de expansão, considerando que a expansão depende das condições de confinamento. Para o caso de fundações apoiadas em solos de elevada porosidade, não saturados, deve ser analisada a possibilidade de colapso por encharcamento, pois esses solos são potencialmente colapsíveis. Em princípio devem ser evitadas fundações superficiais apoiadas nesse tipo de solo, a não ser que sejam feitos estudos considerando-se as tensões a serem aplicadas pelas fundações e a possibilidade de encharcamento do solo.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina: Estruturas
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. As propriedades mecânicas da madeira de cada espécie são influenciadas por diversos fatores, dentre os quais a posição na árvore, defeitos na textura, decomposição, umidade, tempo de duração da carga e temperatura. A madeira é considerado um material viscoelástico. Impondo-se à madeira uma deformação e mantida constante, a tensão elástica final será reduzida em relação ao valor inicial.
II. Com a penetração do prego na madeira, as fibras se afastam, podendo ocorrer o fendilhamento. Para evitar o fendilhamento, é necessário seguir algumas regras construtivas, estabelecidadas em norma, como dimensões e espaçamentos entre os pregos. A pré-furação é outra maneira de se evitar o fendilhamento. Em estruturas definitivas ou em estruturas provisórias a pré-furação é uma opção construtiva definida pelo engenheiro projetista ou pelo engenheiro executor conforme a experiência da mão de obra disponível, tempo de execução e custo.
III. As ligações nas estruturas metálicas podem ser classificadas como ligações rígidas, semirrígida e flexíveis. A ligação rígida é tal que o ângulo entre os elementos estruturais que se interceptam permanece essencialmente o mesmo após o carregamento da estrutura, com uma restrição à rotação da ordem de 90% ou mais daquela teórica necessária à ocorrência de nenhuma rotação. Na ligação semirrígida, a restrição à rotação está entre 20% e 90% daquela teoricamente necessária para evitar qualquer rotação. Então o momento transmitido através da conexão não é nem zero (ou próximo de zero), como no caso de ligações flexíveis, e nem o momento máximo (ou próximo dele), como no caso de conexões rígidas. A ligação é considerada flexível, se a rotação relativa entre as partes, após o carregamento, atingir 80 por cento ou mais daquela teoricamente esperada caso a conexão fosse totalmente livre de girar.
IV. As ligações nas estruturas metálicas podem ser classificadas como soldadas e/ou aparafusadas ou pelos esforços solicitantes. No primeiro caso, na maioria das vezes, o cálculo da ligação implica a verificação de grupos de parafusos e de linhas de solda. Os parafusos devem resistir a esforços de tração e/ou cisalhamento, ao passo que as soldas devem resistir a tensões de tração, compressão e/ou cisalhamento. No segundo caso, dependendo dos esforços solicitantes e das posições relativas desses esforços e dos grupos de parafusos ou linhas de solda resistentes
V. A alvenaria estrutural é o processo construtivo em que a própria alvenaria desempenha a função estrutural, na qual ela é projetada, dimensionada e executada de forma racional, a fim de evitar o máximo de desperdício na execução. A alvenaria estrutural pode ser classificada em: alvenaria estrutural armada, alvenaria estrutural não armada e alvenaria estrutural protendida. É um modelo construtivo que propicia uma maior economia, agilidade e flexibilidade executiva, quando comparada com o modelo tradicional, além de uma liberdade arquitetônica tanto para o projetista quanto para o proprietário.
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. As vigas são elementos lineares em que a flexão é preponderante. As vigas são classificadas como barras e são normalmente retas e horizontais, destinadas a receber ações das lajes, de outras vigas, de paredes de alvenaria, e eventualmente de pilares, etc. A função das vigas é basicamente vencer vãos e transmitir as ações nelas atuantes para os apoios, geralmente os pilares. As ações são geralmente perpendiculares ao seu eixo longitudinal, podendo ser concentradas ou distribuídas. Podem ainda receber forças normais de compressão ou de tração, na direção do eixo longitudinal.
II. As lajes são os elementos planos bidimensionais e também chamados de elementos de superfície ou placas, que se destinam a receber a maior parte das ações aplicadas numa construção, como de pessoas, móveis, pisos, paredes, e os mais variados tipos de carga que podem existir em função da finalidade arquitetônica ou do espaço físico de que a laje faz parte. As ações são especificamente perpendiculares ao plano da laje, distribuídas ou lineares, e transmitidas para as vigas de apoio.
III. As ações são comumente perpendiculares ao plano da laje, podendo ser divididas em: distribuídas na área, distribuídas linearmente ou forças concentradas. As ações são geralmente transmitidas para as vigas de apoio nas bordas da laje, mas eventualmente também podem ser transmitidas diretamente aos pilares.
IV. Os pilares são elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes. São destinados a transmitir as ações às fundações, embora possam também transmitir para outros elementos de apoio. As ações são provenientes geralmente das vigas, bem como de lajes também. Os pilares são os elementos estruturais de maior importância nas estruturas, tanto do ponto de vista da capacidade resistente dos edifícios quanto no aspecto de segurança. Além da transmissão das cargas verticais para os elementos de fundação, os pilares podem fazer parte do sistema de contraventamento responsável por garantir a estabilidade global dos edifícios às ações verticais e horizontais.
V. As sapatas recebem as ações dos pilares e as transmitem diretamente ao solo. Podem ser localizadas ou isoladas, conjuntas ou corridas. As sapatas isoladas servem de apoio para apenas um pilar. As sapatas conjuntas servem para a transmissão simultânea do carregamento de dois ou mais pilares, e as sapatas corridas têm este nome, porque são dispostas ao longo de todo o comprimento do elemento que lhe aplica o carregamento, geralmente paredes de alvenaria ou de concreto. São comuns em construções de pequeno porte onde o solo tem boa capacidade de suporte de carga a baixas profundidades.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina: Topografia e Geodésia
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. Por melhores que sejam os equipamentos e por mais cuidado que se tome ao proceder a um levantamento topográfico, as medidas obtidas jamais estarão isentas de erros. Assim, os erros pertinentes às medições topográficas podem ser classificados como naturais, instrumentais e humanos. Os erros naturais são aqueles ocasionados por fatores ambientais, ou seja, temperatura, vento, refração e pressão atmosféricas, ação da gravidade, etc. Alguns desses erros são classificados como erros sistemáticos e dificilmente podem ser evitados. São passíveis de correção, desde que sejam tomadas as devidas precauções durante a medição.
II. O rumo do alinhamento ED é de 63° NO e a área da figura acima é igual 7.400,00m2.
III. As grandezas medidas em um levantamento topográfico podem ser de dois tipos: angulares e lineares. Ângulo horizontal é medido entre as projeções de dois alinhamentos do terreno, no plano horizontal. Ângulo vertical é medido entre um alinhamento do terreno e o plano do horizonte. Distância horizontal é a distância medida entre dois pontos, no plano horizontal. Distância vertical é a distância medida entre dois pontos, num plano vertical que é perpendicular ao plano horizontal. Distância inclinada é a distância medida entre dois pontos, em planos que seguem a inclinação da superfície do terreno.
IV. São ângulos zenitais os ângulos medidos a partir do zênite. Zênite é um ponto imaginário na interseção da vertical do ponto topográfico com a esfera celeste. Nardinais são ângulos medidos a partir do Nardir. Nardir é um ponto imaginário na intersecção da vertical do ponto topográfico com o centro da Terra. O azimute é o ângulo formado a partir do norte até o alinhamento, contando sempre no sentido horário, e o rumo é o menor ângulo formado do norte ou do sul, o mais próximo, até o alinhamento contando no sentido horário ou anti-horário.
V. O azimute do alinhamento AB é de 117° e a área da figura acima é igual 14.800,00m2.
Estão corretas as afirmativas
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. A topografia é à base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros. É fundamental o conhecimento pormenorizado do terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução, e a topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço. Assim a finalidade da topografia é determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia.
II. Tanto a topografia quanto a geodésia utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. Porém, enquanto a topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície terrestre, a geodésia tem por finalidade mapear grandes porções dessa mesma superfície levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. A superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada por uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica. Isso equivale dizer que não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais serão projetadas sobre um plano considerado horizontal.
III. O levantamento topográfico pode ser dividido em levantamento topográfico planimétrico, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência por suas coordenadas X e Y (representação bidimensional), e em levantamento topográfico altimétrico, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível por suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional). Ao conjunto de métodos abrangidos pela planimetria e pela altimetria dá-se o nome de topometria ou planialtimetria. A topologia, por sua vez, utilizando-se dos dados obtidos através da topometria, tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.
IV. No estudo da forma e dimensão da Terra, podemos considerar quatro tipos de superfície ou modelo para a sua representação, sendo eles o modelo real, o modelo geoidal, o modelo elipsoidal e o modelo esférico. O Datum é um sistema de referência utilizado para o cômputo ou correlação dos resultados de um levantamento. Existem três tipos de datum: o vertical, o horizontal e o geodésico. O SAD (South American Datum), oficializado para uso no Brasil em 1969, é representado pelo vértice Chuá, situado próximo à cidade de Uberaba-MG.
V. Coordenadas geográficas é o nome dado aos valores de latitude e longitude que definem a posição de um ponto na superfície terrestre. Esses valores dependem do elipsóide de referência utilizado para a projeção do ponto em questão. As coordenadas UTM são o nome dado aos valores de abcissa (N) e ordenada (E) de um ponto sobre a superfície da Terra, quando este é projetado sobre um cilindro tangente ao elipsóide de referência.
Estão corretas as afirmativas: