Filtrar


Questões por página:

A adoção de padrões de projeto proporciona uma reutilização estratégica durante o desenvolvimento de software, uma vez que promove o reuso de soluções previamente validadas e notadamente bem conhecidas (reuso de rationale). A figura apresenta um diagrama de classes que modela o controlador responsável por controlar o nível de dificuldade de um jogo eletrônico. Vale salientar que o nível de dificuldade pode ser ajustado em tempo de execução, a partir do perfil de cada jogador.



Assinale a alternativa que representa o padrão de projetos que foi utilizado no exemplo apresentado na figura.

Dadas as afirmativas sobre as IDEs Eclipse e NetBeans,


I. As IDEs Eclipse e Netbeans possuem uma arquitetura expansível baseada em plug-ins.

II. Apesar da IDE Netbeans não permitir, no seu editor gráfico, a construção de interfaces gráficas baseadas na biblioteca gráfica SWT, é possível configurá-la, para ao menos, executar aplicações baseadas nessa biblioteca.

III. A principal vantagem da IDE Eclipse é a sua flexibilidade para dar suporte a diferentes linguagens de programação, enquanto a IDE Netbeans somente permite o desenvolvimento de aplicações Java.


verifica-se que está(ão) correta(s)

A Engenharia de Requisitos é uma etapa fundamental para qualquer processo de desenvolvimento de software, uma vez que é responsável por documentar as necessidades do usuário relacionadas ao software. Nesse processo, o diagrama de casos de uso UML poderia ser utilizado para documentar os artefatos da fase de

Dadas as afirmativas sobre tipos de dados e paradigmas de programação,


I. Os tipos de dados estruturados podem ser classificados em duas categorias: linear e não linear.

II. A estrutura linear em que a inserção e a remoção são realizadas na mesma extremidade é denominada lista encadeada.

III. São considerados tipos de dados elementares aqueles que armazenam valores exatos e utilizados com frequência como: inteiro, real e cadeia de caracteres (String).


verifica-se que está(ão) correta(s)

Os processos de gerenciamento de projetos são fortemente influenciados pelo ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act). O PMBOK é um exemplo de um guia para o gerenciamento de projetos que sofre influência do ciclo PDCA. Dadas as afirmativas a respeito do PMBOK e do ciclo PDCA,


I. A etapa de ação (Act) do PDCA é responsável pela melhoria contínua do processo de gerenciamento. As mudanças realizadas podem ser consideradas reversíveis ou irreversíveis.

II. O guia PMBOK possui um conjunto de processos e técnicas para o gerenciamento de projetos. Os processos são organizados por áreas de conhecimento, tais como, entre outras, Integração, Escopo e Custo.

III. O PMBOK divide suas atividades em exatamente quatro fases, consistentes com as fases do PDCA: Planejamento (corresponde ao Plan), Execução (equivalente ao Do), Monitoramento (equivalente ao Check) e Controle (equivalente ao Act).

IV. Uma das limitações conhecidas do PMBOK é a falta de preocupação com estimativa de prazos (tempo) relacionados à execução das atividades.


verifica-se que estão corretas apenas