Filtrar


Questões por página:

A separação de íons em solução por meio de precipitação seletiva é uma prática muito importante em química analítica. A abordagem que NÃO pode ser usada para separação de íons em solução é a(o)

Um técnico dispõe de dois frascos. Um contendo solução de KOH 0,5 mol L-1 e outro contendo solução de NaOH 1,5 mol L-1 . Ele transferiu 40 mL da solução de KOH e 60 mL da solução de NaOH para um cilindro graduado de 1,0 L, acrescentou água destilada até o traço de referência (1,0 L) e, em seguida, homogeneizou bem a mistura.

Com esses procedimentos, ele obteve uma solução final cuja concentração de OH- em quantidade de matéria (mol L-1 ) é

Na temperatura ambiente, cloreto de sódio e sulfato de potássio são sais que, dissolvidos em água, liberam íons que não se hidrolisam. Acetato de potássio, bicarbonato de sódio e cloreto de amônio são sais que liberam íons quando dissolvidos em água; desses, há os que se hidrolisam e os que não se hidrolisam.



Considerando os íons dos sais que reagem com a água (hidrólise) e os que não reagem, afirma-se que a solução aquosa de

Cloreto de hidrogênio, de fórmula HCl é uma substância composta que se ioniza quando dissolvida em água.



De acordo com a teoria ácido-base de Bronsted e Lowry, nessa ionização, a espécie que doa um próton é o ácido, e a que recebe o próton é a base. Por tratar-se de uma reação reversível, o ácido com a sua base conjugada são, respectivamente,

Um balão contém em seu interior 2,0 L de gás He na temperatura de 25 °C. Esse balão foi introduzido em um recipiente com nitrogênio líquido para reduzir a temperatura do gás para –193 °C (80 K), mantendo a pressão inalterada.

Considerando o comportamento ideal do gás, o volume do balão será reduzido a aproximadamente