Filtrar


Questões por página:

Considere a seguinte reação entre as espécies A e B que dá origem ao composto A2B3, todos no estado gasoso

2A(g) + 3B(g) → A2B3(g)

De um conjunto de experimentos foram coletados dados e estes, organizados na seguinte tabela:

Considerando os resultados dos quatro experimentos, a expressão da velocidade (v) dessa reação é

Um recipiente contém 0,1 mol de ácido acético e 0,1 mol de acetato de sódio em 1,0 L de solução. No meio aquoso, essas duas substâncias estabelecem o seguinte equilíbrio:



Princípio de Le Chatelier: “Se um sistema em equilíbrio é submetido a uma perturbação, o sistema se ajusta de modo a contrapor os efeitos da perturbação e alcançar uma nova situação de equilíbrio”.

Com base nesse princípio, na expressão da constante Ka, e considerando temperatura e força iônica constantes, após a adição de 1 mL de solução aquosa de NaOH 1 mol/L à solução contendo acetato de sódio e ácido acético, uma nova situação de equilíbrio seria alcançada após o(a)

Em um frasco com volume igual a 1,0 L foram introduzidos 0,018 mol de hidrogênio e 0,018 mol de iodo, ambos no estado gasoso, a 425 oC. O frasco foi fechado dando início à seguinte reação de formação de iodeto de hidrogênio:

H 2(g)+ I 2(g) ⇆ 2HI (g)

O equilíbrio, nessa temperatura, foi atingido com as concentrações de H 2(g) , I 2(g)e HI(g)iguais a 0,0040 mol/L, 0,0040 mol/L e 0,028 mol/L, respectivamente.

A constante de equilíbrio, nessa temperatura, em função das concentrações em quantidade de matéria (mol/L) é igual a
Considere a seguinte reação decorrente da mistura de 50,0 mL de solução aquosa, 0,100 mol/L de sulfato de sódio com 40,0 mL de solução aquosa, 0,100 mol/L de cloreto de bário:

Na2 SO4(aq)+ BaCl 2(aq)→ BaSO 4(s)+ 2NaCl (aq)

A quantidade máxima de sulfato de bário que se forma é, aproximadamente, de
Calcário é um minério de carbonato de cálcio utilizado como fundente nos altos-fornos das siderurgias. Com o forte calor, ele se decompõe em óxido de cálcio e gás carbônico. O óxido de cálcio reage com a sílica, formando a escória. Na análise de um calcário, o forte aquecimento da amostra, pesando 30 g, até a decomposição total, deu origem a 13,44 g de óxido de cálcio.

A porcentagem de CaCO3 presente nesse calcário é