Filtrar


Questões por página:

Após as primeiras expedições, os enviados da Coroa portuguesa perceberam que não seria possível obter aqui [no Brasil] lucros fáceis e imediatos

(COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. p.217)

Qual foi o principal motivo que levou os colonizadores portugueses a entenderem que a exploração da colônia na América do Sul não seria fácil?

Em uma pesquisa sobre o aproveitamento econômico dos recursos naturais e as questões ambientais, um grupo de alunos da Escola de Sargentos das Armas levantou as seguintes informações:

“No panorama global, o Brasil se distingue pela participação muito elevada das fontes renováveis na estrutura de oferta de energia. No Brasil, as fontes renováveis representam perto de 45% do consumo total, resultantes de uma combinação de fatores naturais favoráveis e de políticas energéticas orientadas para fazer uso eficiente dessas vantagens”. (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio,2012, p.335-336).

A privilegiada posição brasileira descrita nas informações do texto é fruto do peso excepcional das seguintes fontes:

Um pelotão da Brigada Paraquedista realizará um salto na cidade de Rio Branco, capital do Acre, em comemoração aos 119 anos de incorporação daquele estado ao território nacional. O avião conduzindo o pelotão partiu do Rio de Janeiro às 08:00 horas da manhã no horário de Brasília e, após duas horas e meia de vôo, fez uma escala de duas horas em Brasília para abastecimento e manutenção. Considerando-se o fuso horário brasileiro, e que o tempo de vôo de Brasília até o ponto em que ocorrerá o salto é de três horas e meia, a que horas estará previsto o salto do pelotão no horário local da cidade de Rio Branco?


Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 16 nov 2021.)


As figuras retratam um problema ou fenômeno climático urbano que afeta diretamente a vida das pessoas, principalmente durante o inverno. A imagem representa:

O 3º Sargento Carlos, servindo no 1º Batalhão de Engenharia de Construção, foi destacado para montar um acampamento em uma localidade no interior do estado do Ceará, onde o Batalhão irá construir um açude para o abastecimento de água para a população. Ao coletar informações sobre a localidade, o Sargento Carlos anotou a seguinte observação:

“O tipo de agricultura que prevalece na localidade é voltado para as necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores e de seus dependentes. Por falta de assistência técnica e de recursos, ao perceber o esgotamento do solo em uma área cultivada, a família desmata uma área próxima e pratica a queimada para acelerar o plantio, dando início à degradação de uma nova área, que será brevemente abandonada”.

O tipo de agricultura observado pelo militar caracteriza-se como: