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Na perspectiva de alguns professores, o ensino da Geometria deveria começar desde cedo e continuar, de forma apropriada, através de todo o currículo de Matemática. Esse pensamento se sustenta porque a criança, desde a Educação Infantil, já manipula objetos, classificando-os como os que rolam, os que se pode empilhar, os que encaixam etc. Assim, já é possível introduzir conceitos sobre as figuras planas, como os triângulos, os círculos, os cones e os quadrados; e as figuras espaciais, como as pirâmides, as esferas e os tetraedros.

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As primeiras escolas literárias tiveram início no Brasil durante o século XVI e são divididas em dois grandes momentos: a Era Colonial e a Era Nacional. Umas das escolas literárias, o Barroco, é um estilo de época marcado por uma arte rebuscada e uma linguagem singular e mais refinada. Sendo uma contradição ao romantismo, o Barroco busca retratar a realidade dos fatos sem enfeites e possibilidades. Os poetas deixam de lado a emoção e a própria interpretação sobre os fatos, analisando de uma maneira mais imparcial, sendo a estética muito valorizada nessa escola.


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Compreende um dos objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência a integração das ações dos órgãos e das entidades públicos e privados nas áreas de saúde, educação, trabalho, transporte, assistência social, edificação pública, previdência social, habitação, cultura, desporto e lazer, visando à prevenção das deficiências, à eliminação de suas múltiplas causas e à inclusão social.


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As necessidades educacionais específicas da infância só passaram a ser reconhecidas a partir do século XXI, com a Constituição de 1988. Até então, o atendimento às crianças de até 6 anos não era reconhecido como atividade educativa. Assim, no artigo 5º, IV, da CF88, que inscreve a Educação Infantil de zero a 6 anos entre os deveres do Estado e do poder público, reconhecendo a creche (de 0 a 3 anos) e a então pré-escola (dos 4 aos 6 anos) como instituições educacionais. Foi a partir desse referencial legal que a criança passou a ser reconhecida em seu direito, pois as creches eram anteriormente ligadas apenas às entidades religiosas.

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A elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) fortaleceu o entendimento sobre a deficiência numa perspectiva social e de direitos humanos, como elemento da diversidade humana. Pelo texto da Convenção, as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.