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O rio
Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar: 1993. p.285)
O emprego de ser no 1o verso indica
Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar: 1993. p.285)
O emprego de ser no 1o verso indica
O rio
Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar: 1993. p.285)
Considere as afirmativas abaixo:
I. O poema se desenvolve em forma de mandamentos, especialmente em razão do emprego de formas verbais de infinitivo.
II. Percebe-se corretamente uma atmosfera onírica nos versos que deflui / Silencioso dentro da noite, em oposição à realidade mostrada em E se os céus se pejam de nuvens.
III. O verso Como o rio as nuvens são água introduz comparação que corrobora a visão exposta no poema.
Está correto o que se afirma APENAS em
Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar: 1993. p.285)
Considere as afirmativas abaixo:
I. O poema se desenvolve em forma de mandamentos, especialmente em razão do emprego de formas verbais de infinitivo.
II. Percebe-se corretamente uma atmosfera onírica nos versos que deflui / Silencioso dentro da noite, em oposição à realidade mostrada em E se os céus se pejam de nuvens.
III. O verso Como o rio as nuvens são água introduz comparação que corrobora a visão exposta no poema.
Está correto o que se afirma APENAS em
O rio
Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar: 1993. p.285)
O poeta
Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar: 1993. p.285)
O poeta
Muitos economistas acreditam que o mercado não altera a qualidade ou o caráter dos bens.
A opinião de muitos economistas é verdadeira quando se trata de bens materiais. Bens materiais são aparelhos de televisão ou carros.
Não é verdade quando se trata de bens imateriais, por exemplo, os valores sociais.
As afirmativas acima estão devidamente articuladas em um parágrafo, com clareza e correção, em:
A opinião de muitos economistas é verdadeira quando se trata de bens materiais. Bens materiais são aparelhos de televisão ou carros.
Não é verdade quando se trata de bens imateriais, por exemplo, os valores sociais.
As afirmativas acima estão devidamente articuladas em um parágrafo, com clareza e correção, em:
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Já chegamos a ela? (1o parágrafo)
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima, considerando seu emprego no texto, está em:
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima, considerando seu emprego no texto, está em: