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O projeto “Educação de Surdos: professores surdos, professores bilíngues e intérpretes de língua de sinais”, financiado pela CAPES/PROESP (2003-2008), executado na Universidade Federal de Santa Catarina, coordenado pela prof. Drª Ronice Muller de Quadros, redundou na publicação de quatro obras: Estudos Surdos I, II, III e IV. As publicações da Série “Pesquisas em Estudos Surdos” são resultados das pesquisas produzidas em torno de conhecimentos e contextos específicos. Assim, leia as afirmativas abaixo e marque-as com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):

( ) A Série “Pesquisas em Estudos Surdos” é uma ideia que surgiu no sentido de tornar públicas as investigações que estão sendo realizadas na perspectiva clínica e de medicalização.

( ) As investigações que estão sendo realizadas no Brasil começam a apresentar outras possibilidades que vão além das abordagens rotineiras, ou seja, rompem com a mesmice na área dos Estudos Surdos.

( ) Os surdos começam a ser autores, embora, desde o primeiro volume da obra, as pesquisas tenham sido produzidas na sua grande maioria por ouvintes. Mesmo assim, esses ouvintes estão sensíveis aos olhares surdos e chamam a atenção para as perspectivas do “outro” surdo, buscando abrir espaços na academia para os surdos participarem efetivamente do processo de produção de conhecimento.

( ) A Série inaugura a coleção que trará pesquisas que estão sendo produzidas no campo dos Estudos Surdos. São pesquisadores surdos, pesquisadores bilíngues e intérpretes de língua de sinais desconstruindo e construindo saberes.

( ) Todos os trabalhos nas obras foram produzidos por meio de reflexão, que teve os surdos enquanto alunos, enquanto entrevistados, enquanto informantes. Nesse processo, esses autores desconstruíram mitos, saberes e pensares.

( ) Vários dos autores que colaboraram com esses trabalhos passaram a olhar o surdo na mesma dimensão da normalização, a partir da deficiência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Miorando (2006) menciona uma discussão sobre a formação docente acerca de uma identidade, necessária no espaço escolar para alunos surdos, e propõe que a atuação dos professores ouvintes com seus alunos ouvintes não é tão diferente daquela dos professores surdos com seus alunos surdos, pois afirma que o diferencial, no processo de ensino de uma língua, é seu tratamento como primeira língua. Abaixo estão listadas propostas feitas pela autora acerca do que seria necessário para o melhor trabalho de professores surdos com alunos surdos:

I) Discutir o desenvolvimento linguístico, por exemplo, da criança surda, que estuda a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa como segunda.

II) Buscar formações específicas na área da surdez para trabalhar com alunos surdos e deficientes auditivos, respeitando as suas diferenças de ensino-aprendizagem.

III) Incluir estudos sobre a história dos surdos no Brasil, os aspectos visuais de sua cultura, o desenvolvimento sócio-político do seu movimento, que talvez não seja muito diferente do de outras minorias culturais, como os afrodescendentes ou os índios fazem.

IV) Criar materiais didáticos e visuais, com suas adaptações de conteúdos seguindo as normas curriculares propostas nas secretarias de educação.

Marque a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS em relação à discussão feita pela autora:

Na contemporaneidade, em relação à educação de surdos a partir de uma perspectiva cultural e da diferença, pode-se afirmar que existe um atual discurso de políticas linguísticas para surdos. Assinale a alternativa que apresenta esse discurso vinculado à comunidade surda:
A sintaxe da Libras, segundo Quadros & Karnopp (2004), possui particularidades em relação à modalidade linguística. Marque a alternativa que classifica CORRETAMENTE a organização sintática da Libras.
Com base na Lei nº 12.319, assinale a alternativa CORRETA: