Filtrar


Questões por página:
Andrea, professora surda, apresentou uma narrativa em Libras, em que fazia algumas referências de forma contrastiva. Observe a professora:
59.png (339×113)
Fonte da imagem: QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,2004
Em uma referência não-presente, os pontos estabelecidos respeitam uma estrutura que se apresenta em um espaço à frente do sinalizador, observando-se os contrastes entre os pontos estabelecidos.
Assinale a opção que apresenta um desses processos utilizados pela professora.
Em uma roda de conversa, em que interagiam alunos surdos e ouvintes, um dos surdos sinalizou o seguinte sinal.
58.png (193×138)
Fonte da imagem: QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,2004
Uma das ouvintes perguntou ao professor surdo porque não houve mudança no movimento da configuração de mão, deste sinal.
Assinale a opção que corresponde a um processo de incorporação da negação em Libras.
Analise a regra morfológica na formação de sinal composto em Libras, a seguir.
“Dois sinais são combinados para formar um composto, observando que frequentemente ocorre que a mão passiva do sinalizador antecipa o segundo sinal no processo de composição.”
Assinale a opção que apresenta um sinal composto a partir da análise feita.
Fonte das imagens; QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,2004
Flávia está trabalhando alguns aspectos morfológicos da Libras com sua classe de alunos surdos, principalmente no que se refere a derivar nomes de verbos pela mudança do tipo de movimento.
Assinale a opção que apresenta o par de sinais para a distinção entre nome e verbo.
Fonte das imagens; QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,2004
Na Língua de Sinais é possível realizar um sinal com uma das mãos e com a outra produzir outro sinal, além de fazer uso da posição do corpo e das expressões faciais. Portanto, em uma narrativa sinalizada, pode-se utilizar movimentos minuciosos e direção do olhar.
55.png (349×207) Fonte: Albres
Assinale a opção que apresenta recurso(s) de transição utilizado(s) nesta história em quadrinhos.