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As conquistas de práticas inovadoras são reveladas nos inúmeros relatos de experiências em escolas excelentes e de professores bem sucedidos. Essas experiências atuais revelam uma prática com projetos que realmente fazem a diferença educacional.

Qual das alternativas a seguir apresenta características da proposta inovadora de uma pedagogia de projetos?

Educador cuja influência na educação italiana se tornou mundial pela qualidade e divulgação de uma rede pública de ensino iniciada no século XX. O sistema criado permite enxergar possibilidades para nossos problemas, pois perdura até hoje, no município de Reggio Emilia. É correto afirmar que essas referências positivas, como pedagogia exemplar, são de:

Segundo Maria Carmem Barbosa (2008), a professora Anete, ao relatar sobre seu projeto pedagógico “A música na vida dos bebês”, lembra que, com soluções simples, pode-se melhorar a qualidade da prática educativa:

“Reuni o grupo. Os bebês haviam trazido de casa, potes e caixas, plásticos, isopor, papelão, conchinhas, pedras e tampinhas. A proposta foi explorar o material. Os bebês divertiram-se ... empilhando, jogando, enfileirando, fazendo sons diferentes. (...). Nesse momento... ficaram encantados... (em) construir os chocalhos. (...). Por isso conto com esse outro educador que é o espaço.”

Essa experiência tem diversos aspectos importantes, mas a conclusão da professora indica que

Uma mãe, no início de 2017, procura uma escola para matricular seu filho de 4 anos de idade que nunca tinha ido à escola. É informada que a criança não pode ser matriculada, visto que a escola está com alunos excedentes. A mãe, conformada, comenta que vai aguardar pela vaga porque ela tem quem cuide do menino provisoriamente. O procedimento correto da escola, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, é:
A Lei Federal no 12.796/2013 altera alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em especial aqueles que se referem à educação infantil. Ela ressalta o papel mediador do professor e as características da educação infantil, que exige instrumentos mais apropriados para a avaliação nessa fase do desenvolvimento da criança, e a forma mais indicada para entender e intervir na sua aprendizagem. O artigo 31 estabelece que a avaliação nesse nível ocorre mediante