Filtrar


Questões por página:
Um paciente chega para consulta de rotina na clínica da família queixando-se de fraqueza bilateral simétrica nos membros inferiores. Refere que os sintomas começaram há 7 dias e, no momento da consulta, relata uma piora do quadro, pois agora está com dificuldade para deambular e apresenta parestesia. De acordo com a suspeita clínica, na análise do líquor, espera-se encontrar proteinorraquia e celularidade, respectivamente
O Delirium é uma alteração cognitiva que, apesar de comum, é uma enfermidade subdiagnosticada. É uma condição com maior incidência em pacientes de idade elevada, frágeis e portadores de comorbidades. Sobre esse quadro, podemos afirmar que é uma condição:
Um homem de 70 anos de idade comparece ao ambulatório de neurologia com queixa de esquecimento, incontinência urinária e ataxia de marcha. O melhor teste para confirmação, diagnóstico e prognóstico para o caso acima é:
A Síndrome Parkinsoniana é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva de neurônios dopaminérgicos. Ao exame físico, espera-se encontrar os seguintes sinais clínicos:
Um paciente de 60 anos chega à Unidade de Pronto Atendimento devido a um quadro de disartria escandida, ataxia e disdiadococinesia. Durante sua anamnese, refere hipertensão e diabetes não tratadas e nega outras comorbidades. Pela clínica, o médico de plantão solicita uma Tomografia Computadorizada de crânio, que não apresenta nenhuma alteração. Após 5 dias no hospital, o paciente recebe alta hospitalar e procura um neurologista. Em seu exame neurológico, o paciente ainda apresenta uma leve disartria e alteração no teste índex-nariz.

Sendo assim, o diagnóstico mais provável para esse paciente é: