Filtrar


Questões por página:
Com relação ao uso de sub-rotinas por programas, analise as afirmativas a seguir.

I – Rotinas da API, que usam o recurso de “Chamadas ao Sistema” dos processadores x86, só podem receber um número fixo de parâmetros.

II – Funções de uma DLL escrita em Pascal, inviabilizam sua utilização por programas escritos em C.

III – Rotinas chamadas com empilhamento de parâmetros da direita para a esquerda podem receber um número variável de parâmetros.

Está correto o que se afirma em

Um registro de dados é composto, na seguinte ordem, por:

- 3 inteiros de 32 bits;
- 1 vetor fixo de 3 caracteres;
- 1 vetor fixo de 2 inteiros de 16 bits.

Caso o compilador esteja alinhando seus dados por doublewords, o tamanho, em bytes, de uma variável desse tipo de registro é

Em bancos de dados relacionais, as restrições de integridade são regras de consistência de dados que devem ser garantidas pelo SGBD, sem auxílio de validações externas ou de qualquer aplicação externa. Um dos tipos de integridade apresenta as seguintes características:

• tem por objetivo manter os dados sincronizados entre tabelas que estejam relacionadas.

• a relação é feita entre a chave primária de uma tabela e a chave estrangeira de outra tabela.

• o valor dos campos que constituem a chave estrangeira de uma tabela deve estar também presente na chave primária da tabela que referenciam ou, quando muito, podem ter o valor NULL.

O tipo descrito é denominado Integridade

Uma das ferramentas mais importantes em projetos de bancos de dados relacionais é o Modelo Entidade-Relacionamento (MER). A sua utilização serve para o projetista representar, graficamente, a forma como as entidades identificadas se relacionam durante o processo de análise e como fazem parte do sistema de informações. Nesse sentido, observe a figura abaixo relacionada a situações normalmente encontradas quando se elabora um MER.

Imagem 086.jpg
Considerando a figura e a notação utilizada, conclui-se que

No que diz respeito ao gerenciamento de memória realizado pelos sistemas operacionais, em sistemas batch, a organização de memória em partições fixas é simples e eficiente. Em sistemas time sharing, há mais usuários que memória suficiente para armazenar todos os processos, de forma que os excedentes devem ser mantidos em disco. Para rodar, tais processos devem ser trazidos para a memória. O movimento de processos entre a memória e o disco e vice-versa é denominado