Filtrar


Questões por página:

Com o crescimento da utilização de conceitos de gerenciamento de projetos por parte das organizações, diversos mitos sobre o tema foram superados e substituídos por conceitos mais modernos e dinâmicos.

Nesse sentido, o gerenciamento de projetos

O sucesso de um projeto depende em grande parte da habilidade gerencial em controlar os custos.

Assim sendo, para manter o controle de custos de um projeto, um gerente estruturou e implementou um sistema de controle que favorecesse quatro funções básicas:

O gerente de uma grande empresa utilizou os diagramas de poder/interesse e poder/previsibilidade para realizar a categorização e o mapeamento das partes interessadas de um projeto.


Com base nesses diagramas, esse funcionário

Em um processo clássico de planejamento estratégico, o primeiro passo para a definição de estratégias é definir o negócio em que a organização atua. Por exemplo, uma empresa que atua na área de engenharia civil deve determinar se atuará na construção de novos edifícios ou na reforma de condomínios, ou se atuará apenas elaborando projetos e cálculos para outros construírem. Cada um desses negócios oferece benefícios distintos e atende a segmentos e perfis de clientes diferentes, por envolver um conjunto variado de competências, atividades, processos e objetivos a implementar e controlar o desempenho.


Durante o processo clássico de planejamento, visando à definição do negócio, a pergunta que deve ser respondida é:

Uma consultoria norte-americana de estratégia organizacional fez um estudo visando a comparar os operadores do mercado nacional de varejo em função da relação preço-qualidade (dimensão vertical) e disponibilidade de lojas físicas (dimensão horizontal), de forma a colaborar na análise da mudança nos posicionamentos dos clusters e de uma futura projeção de cenários para identificar espaços a serem ocupados por seu contratante. A Figura a seguir representa o posicionamento desde o alto preço-qualidade das lojas E1, E2 e E3, até as lojas de departamento como E11, como a maior distância e diferença quanto à quantidade de lojas físicas, tendo um conjunto de concorrentes espalhados nas dimensões intermediárias (com diferenças verticais e horizontais).


Imagem associada para resolução da questão


A ferramenta de análise da estratégia organizacional é denominada