Filtrar


Questões por página:

A ABNT NBR ISO/IEC 27035-1:2023 destina-se a complementar outras normas e documentos que fornecem orientação sobre a investigação e preparação para investigar incidentes de segurança da informação. Conforme definido nessa norma, o processo de gestão de incidentes de segurança da informação consiste em cinco fases distintas. Há uma fase na qual pode ocorrer a necessidade de invocar medidas do plano de continuidade de negócios ou do plano de recuperação de desastre para os incidentes que excedam determinados limites organizacionais para as equipes de resposta a incidentes.

Essa fase é a de

Um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios (SGCN) aumenta o nível de resposta e prontidão da organização para continuar operando durante disrupções. A ABNT NBR ISO 22313:2020 define os seis elementos da gestão de continuidade de negócios.

O elemento que fornece o resultado que permite à organização determinar parâmetros apropriados para as suas estratégias e soluções de continuidade de negócios é o de

A ABNT NBR ISO/IEC 27005:2023 é uma norma com orientações para ajudar as organizações na realização de atividades de gestão de riscos de segurança da informação. Essa norma apresenta termos e definições importantes, com o propósito de facilitar a compreensão do documento da norma e de evitar ambiguidades que possam provocar uma interpretação errônea do seu texto.
De acordo com essa norma, vulnerabilidade é a(o)

A ABNT NBR ISO/IEC 29100:2020 estabelece uma estrutura de alto nível para a proteção de dados pessoais (DP) dentro de sistemas de tecnologia da informação e de comunicação (TIC). Essa norma recomenda que a alta direção da organização, envolvida no tratamento de DP, estabeleça uma política de privacidade com base em princípios de privacidade que orientem a sua concepção, o seu desenvolvimento e a sua implementação. Dentre os princípios de privacidade adotados nessa norma, há um que permite que os responsáveis pelos DP questionem a exatidão e a integridade dos DP e que tais DP sejam aperfeiçoados, corrigidos ou removidos, conforme apropriado e possível no contexto específico.

Esse princípio de privacidade é o de

A Norma ISO/27001:2022 elenca as boas práticas na implantação de um sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) para organizações. Essa norma é calcada na estrutura PDCA (Plan, Do, Check, Act) e elenca ações a serem feitas a cada uma das etapas.

Com relação ao ciclo PDCA no contexto da implantação de um SGSI, a estrutura adotada é