Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As principais causas de fissuração em edificações são recalque de fundação, atuação de sobrecarga, deformação de estruturas de concreto armado, variações de temperatura e de umidade, ataque químico, ação acidental, retração da argamassa e expansão de produtos cerâmicos, choque térmico, envelhecimento e degradação natural dos materiais e estruturas.
mostrar texto associado
Utilizando-se argamassas, membranas e concretos cimentícios modificados com polímeros é possível — devido a propriedades como aderência física e química, flexibilidade e impermeabilidade, apresentadas por esses materiais —, proceder a regularizações, correções e proteções de baixa, média e alta espessura. Assim, as argamassas modificadas podem prevenir as estruturas contra fissuras de retração e desplacamento.
mostrar texto associado

A penetração de agentes agressivos da atmosfera, como, por exemplo, CO2, cloretos e sulfatos, no concreto pode ser facilitada por sua alta porosidade, causada por falha de vibração.

mostrar texto associado
As trincas em alvenarias podem ser classificadas em trincas ativas, aquelas que variam ao longo do tempo em função da variação de temperatura, e trincas passivas, aquelas que, ao contrário das ativas, não variam nessas condições.
mostrar texto associado
Cortinas compostas por estacas são estruturas de concreto executadas a partir de trincheiras escavadas no solo e estabilizadas com o auxílio de lama bentonítica.