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Eclodindo na Grécia Clássica, a sofística constitui um movimento cultural de alto significado para a história da educação. Promulgando um caminho de solução para uma necessidade profunda da cidade-estado clássica, os sofistas engendram um movimento de reformulação da educação dos nobres, endereçando-se, sobretudo, aos que desejavam formar-se para a política.
A principal finalidade da educação sofística é
A principal finalidade da educação sofística é
Esta nova sociedade é consequência da chamada revolução digital, isto é, da possibilidade de transformar todo tipo de informação (dos textos, até a voz, sons e imagens, fixas ou em movimento) em números (dígitos), o que permite elaborar, acumular, comunicar e utilizar qualquer tipo de informação em formas que antes eram impraticáveis. A multimídia – que permite acessar e interagir com as informações sob as mais variadas formas – converteu-se em um termo cada vez mais difuso, bem como o conceito de interatividade, isto é, a possibilidade de que cada pessoa seja um sujeito interatuante (...), e não só um objeto passivo do fluxo informativo, como atualmente ocorre entre usuários e usuárias com os meios de comunicação tradicionais (jornais, revistas, televisão, rádio e cinema).
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado.
Considerando o trecho supracitado acerca dos impactos da revolução digital, assinale a opção que corresponde à demanda educacional inerente a esse contexto.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado.
Considerando o trecho supracitado acerca dos impactos da revolução digital, assinale a opção que corresponde à demanda educacional inerente a esse contexto.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.394/1996) estabelece que a educação, dever da família e do Estado, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, e
Ambientes específicos para estímulo à criatividade, que honram o esforço imaginativo do pensamento, e igualmente ricos em produtos diversificados que se alternam sempre, guardados por algum tempo para depois reaparecerem, tais como botões, caixas de papelão, canudos de refrigerantes, ferramentas simples, espelhos, lentes de aumento, computadores em desuso, rádios de pilha, despertadores, papel, tintas, perucas velhas, tesouras sem ponta, lápis de cor, panos coloridos, cartazes, chapéus, bonecos, quebra-cabeças, fantasias, etc.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.
O trecho em destaque aponta as condições favoráveis para o desenvolvimento de capacidades cognoscitivas.
Assinale a opção que indica à qual etapa do ensino corresponde.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.
O trecho em destaque aponta as condições favoráveis para o desenvolvimento de capacidades cognoscitivas.
Assinale a opção que indica à qual etapa do ensino corresponde.
O construtivismo é uma corrente educacional apoiada nas ideias de Jean Piaget (1896-1980) e suas contribuições para o campo da psicologia e da educação.
Assinale a opção que apresenta um dos princípios do ensino construtivista.
Assinale a opção que apresenta um dos princípios do ensino construtivista.