Questões de Concurso
Filtrar
350 Questões de concurso encontradas
Página 45 de 70
Questões por página:
I – Em um meio dispersivo, a velocidade de grupo pode ser maior ou menor que a velocidade de fase.
II – Em um meio não dispersivo, a velocidade de fase é sempre maior que a velocidade de grupo.
III – A frequência, a velocidade e o comprimento de onda variam quando há mudança de meio.
IV – Uma onda contendo diferentes frequências propaga-se sem perder sua forma em um meio não dispersivo.
Está correto APENAS o que se afirma em
I – O Princípio de Huygens estabelece que cada ponto em uma frente de onda funciona como uma fonte de ondas secundárias (elementares), que compõe a frente de onda em uma nova posição ao longo da propagação.
II – A difração é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda.
III – O Princípio de Fermat estabelece que a luz se propaga entre dois pontos sem obstáculos no menor tempo possível. No caso da sísmica, como consequência deste princípio, o caminho percorrido por uma onda em um meio heterogêneo é uma linha reta.
IV – O Princípio da Superposição estabelece que a combinação linear de diferentes entradas de um sistema linear e invariante no tempo é igual a esta combinação aplicada às saídas geradas por cada entrada original separadamente. Desta forma, o efeito de um conjunto de ondas sísmicas em meios elásticos pode ser analisado pela soma dos seus efeitos individuais.
V – O Princípio da Reciprocidade diz que a permuta das posições ocupadas pela fonte e pelo receptor não altera a trajetória do raio. Tal princípio é válido somente em meios homogêneos.
São corretas as afirmativas
Sendo tais que , então, z é igual a
A figura acima ilustra três perfis esquemáticos que representam os intervalos da Sequência de Bouma clássica (A, B, C, D e E), que podem ocorrer relacionados à deposição em ambiente marinho profundo. A esse respeito, pode-se afirmar que
I – os eixos X e Y indicam, respectivamente, redução da energia do fluxo e distância ao longo da bacia.
II – os perfis 2 e 3 estão mais distantes da fonte ou podem estar relacionados à deposição em levees na porção proximal de leques submarinos.
III – o intervalo B da Sequência de Bouma clássica corresponde à deposição em regime de fluxo superior.
IV – o intervalo C da Sequência de Bouma clássica representa deposição na parte inferior do regime de fluxo superior.
Está correto APENAS o que se afirma em