Questões de Concurso
Filtrar
60 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 12
Questões por página:
Sobre a história da fronteira sul na América portuguesa entre os séculos XVII e XVIII, considere as seguintes afirmações.
I. Após o fim da União Ibérica, as disputas territoriais ocorridas na região sul ficaram restritas aos interesses dos agentes luso-brasileiros e hispano-americanos, marcadas por confrontos bélicos e acordos diplomáticos.
II. O tratado de Madri (1750) assumiu o recurso do uti possidetis e garantiu aos portugueses a posse dos territórios ocupados desde o século XVII, definindo os atuais limites geográficos do estado do Rio Grande do Sul.
III. O porto da Colônia de Sacramento, com significativas conexões atlânticas, funcionou como uma importante praça de contrabando de escravos africanos que abastecia a região platina.
Quais estão corretas?
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, a respeito da história do Brasil colonial.
( ) Inseridas na lógica do sistema capitalista global, as elites mercantis locais não criaram mecanismos de acumulação de capitais, sendo todo o excedente econômico exportado para a metrópole segundo os critérios do "pacto colonial".
( ) As elites coloniais brasileiras desempenharam um papel secundário na administração pública, pois foi vetado a elas o acesso aos ofícios e cargos que eram exclusivos aos portugueses enviados da metrópole.
( ) Distante da ideia de um Estado absolutista centralizador, a atuação colonial do Império ultramarino português foi marcada pela multiplicidade, por vezes contraditória, de instâncias administrativas, divididas espacial e setorialmente.
( ) Na dinâmica administrativa portuguesa, além da circulação de colonos e de mercadorias, constata-se a circulação de indivíduos ocupados com cargos de governança, como governadores que, não raro, atuaram em mais de uma região colonial.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Com relação à noção de documento histórico, à noção de arquivo e aos espaços de atuação dos historiadores no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações.
I. Assim como os métodos e técnicas de pesquisa são historicamente definidos, a compreensão do que é um documento histórico depende do contexto e da sociedade em que o historiador atua.
II. A noção de arquivo histórico é restrita ao acervo no qual são conservados documentos de caráter público produzidos há pelo menos 30 anos, desde que seu acesso seja garantido pela legislação referente ao acesso à informação.
III. A atuação dos historiadores em arquivos não é recomendada em função de interdições legais que exigem a formação em Arquivologia para o trabalho de organização e manutenção de acervos.
Quais estão corretas?