Filtrar


Questões por página:

Sabe-se que as variáveis aleatórias X e Y são independentes e que ambas são normalmente distribuídas da seguinte forma: X: N(80,100) e Y: N(50, 96). Fazendo uso da informação que P(0 < Z < 1,48) = 0,43, onde Z é a normal padrão, o valor de K para que P ([X - Y]) >K) = 0,93 é

Seja  a média de uma amostra aleatória simples com reposição, de tamanho n, retirada de uma população normal com média 100 e variância 100. Fazendo uso da informação que P(Z ≤ 1,64) = 0,95, onde Z é a normal padrão, o valor de n para que  é um inteiro pertencente ao intervalo

Sejam X1, X2, ...Xn e Y1, Y2, ...Yn,, duas amostras aleatórias independentes, extraídas, cada uma delas com reposição, de duas distribuições uniformes contínuas com parâmetros [0, θ] e [0, β], respectivamente. Nestas condições, a média e a variância da variável aleatória  , onde  são as respectivas médias amostrais das duas amostras citadas, são dadas respectivamente por:

Com relação à teoria geral de amostragem, considere:

I. A realização de amostragem aleatória simples só é possível se o pesquisador possuir uma lista completa, descrevendo cada unidade amostral.

II. A amostragem estratificada consiste na divisão de uma população em grupos segundo alguma característica conhecida. Os estratos da população devem ser mutuamente exclusivos.

III. Em uma amostra por conglomerados, a população é dividida em sub-populações distintas.

IV. Na amostragem em dois estágios, a população é dividida em dois grupos: um será o grupo controle e o outro será o experimental.

É correto o que consta APENAS em
Quanto a (algumas) técnicas de Análise Multivariada, é INCORRETO afirmar: