Questões de Concurso
Filtrar
120 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 24
Questões por página:
Uma paciente foi atendida no serviço de odontologia, queixando-se de dor na região do incisivo lateral superior direito. Na história clínica, referiu que, desde os nove anos de idade, realizava cirurgias para a remoção de um cisto na região. No exame intrabucal, foram constatadas a ausência do referido dente e uma fístula no local. Por meio da radiografia periapical, foi possível observar uma zona radiolúcida circunscrita que provocava afastamento dos dentes vizinhos e se estendia até o rebordo alveolar. Diante desse quadro, foram realizados o tratamento endodôntico dos dentes vizinhos e a enucleação da lesão. Nos pós-operatórios de um e de três anos, foi constatado que a lesão persistiu.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
Por meio da realização de pós-operatório de persistência da lesão, pode-se formar o diagnóstico diferencial de queratocisto.
Durante a realização da sutura, o procedimento básico consiste em aprisionar uma quantidade mínima de tecido mucoperiósteo, para evitar que o fio escape do retalho, e penetrá-lo com a agulha em uma angulação de 60º. Esse procedimento resulta em menor traumatismo no retalho.
Na realização de retalho com incisão relaxante (triangular), deve-se fazer, primeiramente, a sutura na papila mais distal (posterior), para que o retalho seja adequadamente reposicionado de posterior para anterior.
Em cirurgia oral, pode-se optar por fios de sutura absorvíveis ou não absorvíveis, com agulhas que variem de um meio a três oitavos de círculo.
Os dentes caninos são os que possuem raízes mais longas em comparação com os demais. Portanto, se uma avaliação radiográfica mostrar dilaceração radicular de dente canino, será importante considerar a necessidade de odontosecção para facilitar a exodontia e evitar acidentes transoperatórios.