Filtrar


Questões por página:
O conhecimento da vida cotidiana é base necessária para a prática social e, consequentemente, fundamenta o trabalho profissional. Nesse sentido, segundo vários estudiosos, para apreender a vida cotidiana, três perspectivas convergentes devem ser consideradas, sendo elas:

No que tange à relação teoria e prática do/da Assistente Social, considere:


I. O projeto profissional é o elemento de unidade entre teoria e prática.

II. A relação teoria e prática tem como pressuposto que uma se encaixe na outra.

III. A apreensão das mediações entre os conhecimentos teóricos sobre a realidade social e a intervenção profissional possibilitam uma interpretação errônea sobra a relação teoria e prática.

IV. Existe uma relação intrínseca entre teoria e prática que é de unidade na diversidade.

V. Uma teoria não se aplica à prática nem se extrai da prática uma teoria diretamente.


Está correto o que se afirma APENAS em

Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do Serviço Social brasileiro, na gênese da profissão, têm sua fonte
As transformações contemporâneas no mundo do trabalho, no Estado, nas políticas públicas, nos espaços ocupacionais e nas próprias profissões, sofreram e sofrem significativas alterações. Os processos de reestruturação produtiva e gerencial das empresas, a intensificação e desregulamentação do trabalho, a investida contra a organização dos trabalhadores, vêm trazendo a perda de direitos sociais conquistados historicamente, impulsionada pela reorganização do Estado, segundo pressupostos liberais. Assim, ao mesmo tempo em que

Frente à questão social e suas expressões, na atualidade, sob a ótica da categoria profissional, considere as assertivas abaixo.


I. A questão social é indissociável da forma de organização da sociedade capitalista, que tanto promove o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social, como também expande e aprofunda as relações de desigualdade, miséria e pobreza.

II. Na atualidade a questão social passa a ser objeto de um violento processo de criminalização que atinge todas as classes sociais.

III. As propostas imediatas para o enfrentamento da questão social, nos dias atuais, remetem-se a articulação assistência focalizada/repressão.

IV. As configurações assumidas pela questão social são condicionadas pela formação cultural brasileira, em seus traços de clientelismo.


Exprime a veracidade frente à questão social o que consta APENAS em