Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Segundo a entrevistada, a fala do político republicano - trecho entre aspas nas linhas de 8 a 10 - e o discurso dos diários da colonização norte-americana, em nome de interesses econômicos, naturalizam e justificam desastres como o furacão e a dizimação da população provocada pela varíola, ao considerá-los obras divinas.
mostrar texto associado

A grafia diferenciada de "Estado" (l.6) e "estado" (l.26) indica a diferença de sentido entre as palavras no texto, as quais remetem, respectivamente, ao ente que governa e à concreta unidade da federação: Nova Orleans.

mostrar texto associado

O trecho "Veja o que aconteceu" (l.3) é exemplo de um dos elementos característicos de entrevistas: o recurso de o interlocutor dirigir a mensagem diretamente ao seu receptor.

mostrar texto associado
Para a entrevistada, o capitalismo do desastre promove, além da privatização de bens públicos, a criação de um mercado que se alimenta dos desastres e das crises do próprio sistema.
mostrar texto associado
A entrevistada considera o furacão Katrina um exemplo clássico do capitalismo do desastre, porque sua ocorrência está relacionada à omissão do Estado.