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I. Durante o aquecimento e manipulação de um cimento asfáltico, a temperatura deve se manter sempre superior à correspondente ao ponto de fulgor.
II. O asfalto líquido de cura rápida é uma mistura de cimento asfáltico, de 80 a 120 de penetração, e de um solvente altamente volátil, em geral com ponto de evaporação próximo ao da gasolina.
III. As emulsões asfálticas são misturas homogêneas de cimento asfáltico com solvente de hidrocarboneto de baixa volatilidade.
IV. Nos asfaltos líquidos de cura média, utiliza-se cimento asfáltico com penetração menor que a do cimento asfáltico usado nos asfaltos líquidos de cura rápida.
A respeito das características dos diferentes tipos de asfalto, assinale a opção incorreta.
( ) Asfalto - comumente é definido como uma mistura de hidrocarbonetos solúvel no bissulfeto de carbono.
( ) Alcatrão - mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo de forma natural ou por destilação, cujo principal componente é o betume, podendo conter ainda outros materiais, como oxigênio, nitrogênio e enxofre, em pequena proporção.
( ) Betume - é uma designação genérica de um produto que contém hidrocarbonetos, que se obtém da queima ou destilação destrutiva do carvão, madeira e outros materiais.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta de letras.
Concreto betuminoso é um produto originado da mistura, em proporções convenientes, de agregados e betume, destinado ao uso, principalmente em pavimentos (Figura 2) no qual são requeridas coesão, flexibilidade e resistência. Neste uso, os agregados devem atender a alguns requisitos de qualidade para que possam apresentar bom desempenho. Entre as opções abaixo, assinale a qualidade do agregado que não é recomendada para ser usada em concreto betuminoso.
As obras subterrâneas, principalmente os túneis, são as obras que mais exigem exatidão das investigações geológicas e geotécnicas e nas quais o conhecimento da geologia da área a ser estudada é mais exigido. A presença de água em locais onde se executam túneis é um fator de grande importância. Em relação às pressões e à construção de túneis sob essas condições, pode-se dizer que: