Filtrar


Questões por página:
Quando há uma têmpera excessiva, ou seja, quando a peça ficou mais tempo ao forno, em temperaturas e tempos de austenizações excessivos, alguns fenômenos metalúrgicos podem ocorrer, como a dissolução de carbonetos, mas outros também podem. Um destes é o crescimento de grãos, que pode acarretar em redução na tenacidade e ductibilidade. De acordo com a citação anterior, todas as propriedades são melhoradas nesta situação, EXCETO:
“Em um determinado setor de uma instalação predial foi necessária a introdução de uma ventilação forçada de exaustão. O aparelho em questão inicia sua operação a 40°C. Para esta instalação o ventilador é instalado para aspirar o ar deste recinto com a necessidade da utilização de um rotor que trabalhe uma vazão de 20.000 m3 /h.”


Determine a potência útil sabendo que a altura útil de elevação é igual a 50 mmH2O.
(Considere: T = 42°C (ρar = 1,2 kg/m3 ); Q = 20.000 m3 /h; Hu = 50 mmH2O (0,05mH2O); ρágua = 1000 kg/m3 ; g = 9,81 m/s2 .)

Em um determinado motor de propulsão temos na sua saída uma velocidade dos gases de Vs = 2.500 km/h e a área do bocal na saída As = 36 x 10–4 m2 . Considerando que a saída dos gases é igual à pressão atmosférica do ambiente, determine a força de propulsão Fp em N no bocal de escape. Assinale a alternativa correta com o valor de Fp (Força de Propulsão) em N.

(Considere: ρgases = 0,45 kg/m3 .)

Questão Anulada

Uma turbina a gás consome cerca de 0,8 kg/s de combustível. Na entrada de ar, este tem sua velocidade aumentada na turbina para 200 m/s. Dadas as massas específicas de ar e gás (ρar = 1,15 kg/m3, ρgás = 0,63 kg/m3 ), a área de entrada de ar da turbina é A1 = 0,3 m2 e a saída dos gases quentes possui área A3 = 0,15 m2, conforme a ilustração a seguir.


Considerando que “mach” é uma classificação sobre as velocidades de fluidos, determine o valor de “mach” para o escoamento dos gases quentes na atmosfera da turbina anterior.

(Considere: Vsom = 340,29 m/s)

Devido a problemas de montagem ou mesmo à falta de manutenção podem ocorrer nas instalações hidráulicas mais precisamente nas bombas de sucção um fenômeno chamado cavitação; este fenômeno nada mais é que a implosão de bolhas internas. A cavitação, uma vez estabelecida numa bomba, acarreta perda de rendimento, ruídos, erosão e vibrações, o que pode levar ao colapso ou até a perda total da máquina. Para que o fenômeno de cavitação possa ser amenizado ou mesmo solucionado, o procedimento a ser executado passa por alguns critérios enumerados a seguir, EXCETO: