Filtrar


Questões por página:
Suponha que em uma dada bacia hidrográfica há três pluviômetros (A, B e C), com uma longa série histórica de precipitação diária e boa correlação entre si. Num certo evento, um dos pluviômetros (C) foi derrubado pelo vento e não registrou a chuva. Sabendo que as precipitações anuais médias de longo prazo dos pluviômetros A, B e C foram 1.550 mm, 1.520 mm e 1.480 mm, respectivamente, e que a precipitação medida no evento em tela foi de 60 mm e 68 mm nos pluviômetros A e B, respectivamente, a precipitação no pluviômetro C no mesmo evento deve ter sido de

Observe o gráfico abaixo, representando as precipitações máximas diárias em 24h da cidade de Goiás Velho-GO, obtidas de uma série diária (estacionária) dos últimos 35 anos, ajustadas a um modelo de distribuição normal (linha sólida), e marque a opção correta.



Considere duas bacias hidrograficas hipotéticas (A e B) na tabela abaixo, situadas na região do semi-árido brasileiro. Com base na tabela e na teoria hidrológica, marque a opção correta.

Em certa bacia hidrográfica, com área total de 1.000 km2 , a equação de regressão regional para as vazões máximas e seu respetivo coeficiente de determinação (R2 ) são os seguintes:

qmáx = 15,69 A0,29 (R2 =0,83)

onde: qmáx (m3 /S) é a vazão máxima regional, e A (km2 ) é a área de drenagem a montante da seção de interesse. Com base nos dados acima e na teoria hidrológica, marque a opção incorreta.
Sabendo-se que a precipitação em uma pequena bacia hidrográfica, onde não há perdas por percolação profunda, foi de 1.400 mm em certo ano, e que o escoamento total anual em seu exutório foi de 300 mm no mesmo período, e ainda que a relação média entre a evapotranspiração real (Er ) e a evapotranspiração potencial (Ep ) na bacia é dada por Er = 0,85 Ep, a evapotranspiração potencial no período em tela deve ter sido aproximadamente de