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Conforme estabelecido na resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012, o Ensino Médio, que representa a etapa conclusiva da Educação Básica, é concebido como um conjunto integrado, sequencial e articulado. Deve garantir sua função formativa para todos os alunos, sejam adolescentes, jovens ou adultos. Em relação às diferentes formas de oferta e organização, o Ensino Médio:
Em seu livro Histórias das ideias pedagógicas no Brasil, Saviani (2007) reflete acerca das tendências pedagógicas. Uma delas, segundo o autor, compreende que o papel da escola é difundir conteúdos vivos, concretos e articulados às realidades sociais. Esses conteúdos precisam ser aqueles produzidos universalmente, que se constituíram patrimônio da humanidade, sendo reavaliados e associados à realidade dos estudantes. Nesse sentido, cabe ao professor fazer a ligação entre os conteúdos e as experiências dos alunos, ajudando-os a ultrapassar essas experiências. A relação entre professores e estudantes é pautada nas trocas, nas quais a experiência dos educandos é articulada aos conteúdos, possibilitando a compreensão e a superação de experiências iniciais. As características descritas referem-se à tendência:
De acordo com Libâneo (2001), a pedagogia, no Brasil, vive um grande paradoxo. Ele destaca que a concepção geralmente aceita, compartilhada até por alguns educadores, é que a pedagogia se resume ao ensino, especialmente, ao modo de ensinar. O aspecto pedagógico é visto como relacionado à metodologia, à abordagem de ensino e à forma de apresentar o conteúdo. No entanto, em diálogo com o autor, pode-se também entender que a pedagogia é:
O planejamento é mais do que simplesmente preencher formulários burocráticos com conteúdos, objetivos, metodologias, recursos e avaliações. Ele é guiado por um propósito definido e por uma meta específica, exigindo uma compreensão clara de onde se quer chegar e o que se pretende ensinar. O ato de planejar é um conjunto organizado de intenções e ações, que visa a atingir um objetivo determinado. Autores como Turra et al. (1995) e Piletti (1990) oferecem uma perspectiva tradicional, na qual o planejamento é dividido em três níveis distintos: educacional, curricular e de ensino. O planejamento educacional é:
O Projeto Político Pedagógico é organizado em três partes: marco referencial, diagnóstico e programação. O Marco Referencial apresenta a posição adotada pela instituição, a expressão de sua identidade e a composição de três grandes partes. Uma delas “expressa o ideal específico da instituição. É a proposta dos critérios de ação para os diversos aspectos relevantes da instituição, tendo em vista aquilo que queremos ou devemos ser” (VASCONCELLOS, 2010, p.183). O trecho citado refere-se ao marco: