Filtrar


Questões por página:
A tenossinovite do extensor curto e do abdutor longo do polegar é conhecida como
A Resolução no 385, de 08 de junho de 2011 do COFFITO, dispõe sobre o uso da ginástica laboral pelo fisioterapeuta. Considerando a Resolução, é INCORRETO afirmar:
Referente à pressão intradiscal, considere:

I. Sentado com as costas apoiadas na região superior do tronco, região glútea afastada do assento, braços cruzados sobre o peito.
II. Sentado com o tronco ereto sem apoio do tronco.
III. Sentado com a coluna apoiada desde a região lombar até região superior do tronco, braços apoiados.
IV. Sentado com as costas apoiadas na região superior do tronco, região glútea afastada do assento, braços apoiados.

A ordem crescente de pressão intradiscal nas diferentes posturas sentadas está corretamente expressa em
Questão Anulada
A Resolução no 259, de 18 de dezembro de 2003, do COFFITO, dispõe sobre a Fisioterapia do Trabalho. Na atuação do fisioterapeuta inclui-se
Jimy, 60 anos, com diagnóstico de enfisema pulmonar há cinco anos, apresenta respiração rápida e superficial, com certa dificuldade em realizar expiração forçada. Sua mecânica pulmonar é alterada em virtude do aumento da complacência pulmonar. Em relação à mecânica respiratória considere:

I. O músculo diafragma é fundamental na inspiração, quando ele se contrai o conteúdo abdominal é forçado para baixo e para a frente, e a dimensão vertical da cavidade torácica é aumentada.
II. Quando o diafragma está paralisado, ele se move para cima, ao invés de para baixo, com a inspiração, porque a pressão intratorácica aumenta.
III. Os músculos mais importantes da expiração ativa são os da parede abdominal, incluindo o reto abdominal, músculos oblíquo externo e interno, e o transverso abdominal.
IV. Os músculos acessórios da inspiração incluem os escalenos, que elevam as duas primeiras costelas, e os esternocleido- mastoideos que elevam o esterno. Durante a respiração tranquila estes músculos praticamente não apresentam nenhuma atividade.

Está correto o que se afirma em