Filtrar


Questões por página:
O entendimento da biologia do processo carioso, associado ao advento de materiais adesivos, propiciaram a realização de preparos cavitários mais conservadores e minimamente invasivos. Entre estes, encontra-se o tratamento restaurador atraumático, idealizado por Frencken e colaboradores (2001), que preconiza a remoção:
Adolescente de 14 anos de idade, respirador bucal, compareceu ao consultório queixando-se da presença de manchas em seus dentes, que lhe causavam grande constrangimento no convívio social. Ao exame clínico, verificou-se a presença de áreas branco acastanhadas, associadas a pequenas fossetas que se distribuíam em diferentes áreas de todos os dentes permanentes, bilateral e simetricamente acometidos. Diante do relato e dos critérios utilizados para o diagnóstico de manchas brancas em esmalte, sugere-se que o quadro apresentado seja de:
O ICDAS (International Caries Detection and Assessment System - Sistema Internacional de Deteção e Acesso à Cárie) é um índice visual de amplo uso para a classificação da cárie considerando todos os seus estágios evolutivos. A descrição condizente com o estágio 3 (três) dessa classificação é:

Paciente portador de lesão cariosa profunda no elemento 46 comparece ao consultório odontológico para tratamento. Considerando-se o histórico de dor do paciente e as condições clínicas e radiográficas do elemento dentário em questão, optou-se por remover apenas parte do tecido cariado e selamento da dentina remanescente com material biocompatível, por um período de 6 a 8 semanas, para posterior reavaliação. Esse procedimento denomina-se:

Para a realização de procedimentos cirúrgico-odontológicos em pacientes portadores de doenças e condições sistêmicas, existe a necessidade de cuidados pré-operatórios voltados para a identificação de situações que coloquem o paciente em risco. Dessa forma, entre as doenças sistêmicas e/ou condições citadas abaixo, representam contra-indicação para o uso de vasoconstrictores em odontologia: