Filtrar


Questões por página:
O novo acordo da Basileia, aprovado em 2004, amplia o conceito de adequação de capital. A nova estrutura estabelece que a adequação de capital seja alicerçada em três Pilares: Pilar 1, composto pelos requerimentos de capital propriamente ditos; Pilar 2, a revisão, pela autoridade supervisora, da adequação de capital de cada instituição individualmente; e Pilar 3, atribuindo à divulgação de informações a à transparência o importante papel de fomentar incentivos de mercado na verificação e valorização de níveis de risco. No chamado acordo de Basilleia II, o Pilar 1 estabelece que o capital mínimo requerido será encontrado pela divisão do capital regulamentar pela soma das seguintes parcelas:

A Cia. São Paulo S/A projetou suas vendas para o 1º trimestre de 2010, com os valores apresentados abaixo.



Sabendo que o prazo concedido aos clientes é de 30 dias, a projeção da entrada de caixa para março de 2010, em reais, é

A Cia. Brasil Central S/A costuma realizar orçamentos trimestrais. Tradicionalmente, a empresa tem um aumento de vendas no último trimestre do ano. As vendas, no trimestre julho/agosto/setembro de 2009, mês a mês, em reais, foram:



A expectativa da empresa para as vendas do próximo trimestre são as seguintes:

. outubro: 10% maiores do que a média do trimestre anterior;
. novembro: crescimento de 10%;
. dezembro: crescimento de outros 10%.

Considerando os dados acima, e que a política de vendas da empresa é 60% a prazo, e 40% à vista, qual o valor, em reais, das vendas a prazo previstas para dezembro de 2009?

Dentre os itens abaixo, identifique o que pode ser classificado como um item de controle orçamentário.

A Indústria Pangea S/A apresentou, em um determinado mês, o seguinte quadro de custos e despesas variáveis e fixas, com valores em reais:



Com base exclusivamente nos dados acima, o ponto de equilíbrio contábil (operacional) da empresa, em unidades, é