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Concurso:
BNDES
Disciplina:
Psicologia
Após a leitura da obra de Goulart (2002), um psicólogo elencou os fundamentos da metodologia do desenvolvimento de equipes, destacando:
I - vivências que possibilitem o desenvolvimento de autoavaliações e aprofundamento da autopercepção;
II - experiências que possibilitem o desenvolvimento da avaliação do outro e da oferta de feedback construtivo, capaz de criar confiança entre os participantes, para que as questões possam ser tratadas com extrema clareza;
III - valorização da interdependência, do trabalho cooperativo, da sinergia e da polivalência, em contraposição ao estrelismo, ao isolado, ao "melhor que os outros", ao especialista;
IV - questionamento das verdades absolutas, das certezas, do caminho único, do imutável, que passam a ser substituídos pelo questionamento constante.
Correspondem a essa metodologia os fundamentos
I - vivências que possibilitem o desenvolvimento de autoavaliações e aprofundamento da autopercepção;
II - experiências que possibilitem o desenvolvimento da avaliação do outro e da oferta de feedback construtivo, capaz de criar confiança entre os participantes, para que as questões possam ser tratadas com extrema clareza;
III - valorização da interdependência, do trabalho cooperativo, da sinergia e da polivalência, em contraposição ao estrelismo, ao isolado, ao "melhor que os outros", ao especialista;
IV - questionamento das verdades absolutas, das certezas, do caminho único, do imutável, que passam a ser substituídos pelo questionamento constante.
Correspondem a essa metodologia os fundamentos
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BNDES
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Psicologia
Para desenvolver uma intervenção grupal na organização, Fleury (2005) destaca dois métodos que devem ser utilizados por permitirem a escuta de diversas questões trazidas pelo grupo, favorecendo uma evolução como equipe ou time, por meio de uma dinâmica relacional e de um percurso saudáveis, com espontaneidade e criatividade. Tais métodos são:
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BNDES
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Psicologia
Ao caracterizar a diferença entre equipes de trabalho e grupos de trabalho, Goulart (2002) afirma que
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BNDES
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Psicologia
Charan (2008), após várias décadas de observação da forma pela qual os líderes se desenvolvem ou deixam de se desenvolver, chegou à conclusão de que:
I - nem todos podem se tornar líderes;
II - a liderança deve ser desenvolvida a partir de um programa de aulas e instrução;
III - a liderança é desenvolvida por meio da prática e autocorreção;
IV - a liderança ocorre naturalmente com a experiência de muitos anos em uma empresa;
V - o trabalho do CEO requer gigantescos saltos de aprendizado.
De acordo com as concepções do autor, são corretas APENAS as conclusões
I - nem todos podem se tornar líderes;
II - a liderança deve ser desenvolvida a partir de um programa de aulas e instrução;
III - a liderança é desenvolvida por meio da prática e autocorreção;
IV - a liderança ocorre naturalmente com a experiência de muitos anos em uma empresa;
V - o trabalho do CEO requer gigantescos saltos de aprendizado.
De acordo com as concepções do autor, são corretas APENAS as conclusões
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BNDES
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Psicologia
De acordo com Mintzberg, existem cinco categorias de bases de poder nas organizações. Além do controle de recursos, da competência ou habilidade técnica e do corpo de conhecimentos críticos de que a organização necessita, identificam-se a(s)